O Defeito de Conceção do Estádio de Varsóvia do Euro 2012
O Estádio Nacional em Varsóvia, na Polónia, é uma obra prima da engenharia, construído para o Euro 2012 por um consórcio Polaco, Alemão e Austríaco, liderado pela construtora Alpine Bau. Com cerca de 58 000 lugares, o estádio possui uma cobertura retráctil de fibra de vidro e teflon que se desdobra a partir de uma estrutura central suspensa. Mas tal como em todas as grandes obras construídas a contra-relógio, houve alguns pormenores que não foram bem pensados.
A sua construção iniciou-se em 2008 e finalizou em 2011, sendo a sua abertura oficial em Janeiro de 2012.
A fachada é de alumínio de vidro, decorada com as cores polacas, vermelho e branco, e aberta ao exterior, permitindo uma ventilação eficiente do interior do estádio.
A gigantesca cobertura, suportada por 1200 toneladas de cabos de aço. pode ser aberta em menos de 20 minutos. E é precisamente no sistema de drenagem associado à cobertura que existe um aparente erro de conceção. Foram instaladas válvulas de segurança na cobertura do estádio para drenar os excessos de água, evitando a sobrecarga excessiva no caso de precipitação intensa, no entanto, as saídas de água foram posicionadas diretamente sobre as escadas de acesso aos sectores superiores do estádio, descarregando sobre os espetadores, tal como se pode observar no vídeo seguinte.
Fontes: UEFA, Alpine
Outros artigos interessantes: