1 Bligh Street – O Mais Belo Edifício de Sydney
O 1 Bligh Street foi o vencedor de melhor arranha-céus de 2012 pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH), na categoria Ásia e Oceânia, não só pela sua inquestionável beleza, mas também pelas múltiplas características ecológicas e de sustentabilidade implementadas na sua estrutura. O monumental espaço do átrio central, ventilado de forma natural, que atravessa o edifício em toda a sua altura e termina harmoniosamente no terraço ajardinado, confere a qualquer das zonas do edifício, um ambiente único de abertura ao exterior.
O Conselho Australiano de Edifícios Sustentáveis atribuiu ao 1 Bligh Street seis estrelas ambientais, estatuto máximo no campo dos edifícios sustentáveis. E o 1 Bligh Street possui múltiplas características que o tornam merecedor de tal distinção.
A cave do edifício está equipada com uma estação de tratamento de esgotos que permite o reaproveitamento de cerca de 90% da água gasta nas instalações sanitárias.
O terraço está recoberto de painéis solares, que geram energia suficiente para a iluminação noturna do edifício e o sistema de ar-condicionado funciona de forma inteligente, em coordenação com as persianas dos compartimentos, que estão em constante movimento, para acompanhar o deslocamento do Sol e assim evitar o sobreaquecimento.
A dimensão do átrio central permite a iluminação efetiva do interior do edifício, o que reduz a necessidade de iluminação artificial. O átrio central permite também a ventilação natural de todos os pisos do edifício.
Com 28 andares 135 m de altura, este colosso da arquitetura sustentável Australiana, foi desenhado pelos ateliers Architctus e Ingehoven Architekten.
Fonte: CTBUH, Architctus
Outros artigos interessantes: