4.ª Expo Conferência da Água
Nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, realiza-se no Centro de Congressos do Núcleo Central do Taguspark, em Oeiras, a 4.ª Expo Conferência da Água.
Organizada pelo Jornal água&ambiente, em parceria com a Hach Lange, a 4.ª Expo Conferência da Água, subordinada ao tema “Gestão da Água, Rumo à Sustentabilidade”, será o evento de referência no sector da água em Portugal.
Integrando a Conferência Nacional da Água, que constitui a conferência central do evento, a 4.ª Expo Conferência da Água incluirá ainda um conjunto de iniciativas paralelas, abordando diferentes temáticas:
− A Conferência Nacional da Água, conferência central, dirigida às entidades, empresas e profissionais do sector;
− O espaço de exposição de produtos e serviços do sector da água, que funcionará como um espaço privilegiado para as empresas que actuam no sector da água apresentarem os seus produtos e serviços, atraindo profissionais qualificados e diversificados com capacidade de decisão e influência na actividade das empresas e entidades gestoras;
− O Espaço Tecnologia e Inovação para a Água, onde serão apresentados projectos em curso e tecnologias inovadoras, com forte sentido prático;
− Três Seminários técnicos, de carácter formativo e informativo, incidindo em temas-chave da gestão da água e saneamento;
− Um Encontro Conferência, onde serão abordadas as oportunidades do sector da água no mercado
internacional.
Destaque ainda para a Conferência da Indústria, que irá apresentar as soluções, melhores práticas e orientações para a gestão eficiente da água na actividade industrial, focando os múltiplos benefícios económicos e legais dessa gestão.
Ao longo de três dias, a Expo Água 2009, constituirá um lugar de partilha de conhecimentos, experiências e casos práticos de sucesso, estratégias, projectos e tecnologias, de âmbito nacional e internacional, para a eficiência e sustentabilidade do sector da água em Portugal.
Pelo terceiro ano consecutivo, serão atribuídos os Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos, uma iniciativa do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) e do jornal Água & Ambiente.
Enquadramento
O sector da água está a mexer, movimentando todos os seus actores, desde o governo central, àsadministrações locais, entidades gestoras e operadores privados, abrangendo todo o tecido económico e empresarial a ele afecto.
Com o lançamento do modelo de parceria entre o Estado e as Autarquias para os sistemas em baixa, e com os privados a manterem o seu interesse neste mercado, aumentam os ecos do PEAASAR II na vida do sector, fazendo prever um novo mapa de entidades gestoras, com forte repercussão na organização municipal dos serviços de água e saneamento e com a potencial abertura de oportunidades para o tecido empresarial do sector, com um espaço para novos protagonistas ainda por clarificar.
Com repercussões também ao mesmo nível, a certeza de um novo estatuto do IRAR e dos Planos de Bacia de Região Hidrográfica, com os respectivos alargamentos da regulação dos serviços e da regulação ambiental do sector, aumentam o nível de exigência para as Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados e Empresas Municipais de Água e Saneamento, a quem se coloca ainda o desafio de cumprimento de um novo regime tarifário, agora sob a forma de recomendação mas com diploma vinculativo no breve prazo.
A par destas alterações, o sector debate-se com problemas conjunturais, face ao contexto económico global que afecta fortemente as suas empresas, e com problemas estruturais, que encerram o grande desafio da sustentabilidade dos sistemas, num debate que cresce em dimensão, necessidade de respostas e oferta de soluções.
Na busca pela sustentabilidade, impera a necessidade de uma visão clara e objectiva, com base no conhecimento adquirido pelos diversos agentes do mercado e na utilização eficaz dos meios e capacidades existentes.
No contexto actual de importantes decisões de investimento público, o sector da água e saneamento é apontado por muitos como um alvo privilegiado de investimentos com resultados benéficos e duradouros, e com potencial de dinamização económica e empresarial de âmbito local, regional e nacional.
Investimentos que se constituem também, e cada vez mais, como uma necessidade, considerando os impactes das alterações climáticas, a crescente procura de água e o decréscimo de água potável à escala local e mundial.
Estes condicionalismos acrescidos à sustentabilidade do sector geram a necessidade de um novo tipo de debate em torno de novas abordagens que assumem agora um papel central. Complementarmente, as soluções passam pela eficiência e optimização avançadas da gestão, uso e oferta de água, numa abordagem que exige o recurso às melhores tecnologias, potenciando o seu rápido desenvolvimento e a criação de novas oportunidades.
Como evento de referência para o sector da água em Portugal, a Expo Água lança anualmente o debate dos principais problemas que se colocam a este mercado, apresentando igualmente as melhores soluções.
Numa altura em que o ser sustentável se impõe mas ainda pouco se verifica na prática, a Expo Água 2009 analisa o caminho a percorrer pelo sector da água em Portugal e aponta as ferramentas económicofinanceiras, as tecnologias e as estratégias de gestão avançada fundamentais para a sua sustentabilidade.
Num contexto actual, em que a eficiência e optimização de processos são uma realidade desejável, e as obrigações legislativas incidem num esforço progressivamente superior, existem novas abordagens e oportunidades para um sector cujo objectivo é a melhoria contínua. Questões práticas e operacionais que terão resposta na Expo Água através da apresentação de casos práticos, ferramentas, soluções empresariais e novas tecnologias que possibilitem um efectivo rumo sustentável para o sector.
Objectivos principais:
-Analisar o conceito de sustentabilidade do sector da água numa vertente estratégica e numa vertente prática de operacionalização de processos e procedimentos;
-Debater as perspectivas dos agentes do mercado sobre os novos modelos de gestão em baixa: financiamentos e operacionalização;
-Divulgar ferramentas estratégicas e tecnológicas para a eficiência e optimização dos sistemas;
-Proporcionar o encontro entre os vários agentes envolvidos no mercado da água, com soluções, tecnologias e produtos inovadores que interessam e mobilizam tanto a oferta como a procura.
Outros objectivos:
-Avaliar a implementação do PEAASAR II a partir do balanço às medidas que se traduzem no seu desempenho prático;
-Esclarecer sobre as novas políticas de alargamento da regulação ambiental e de serviços, nomeadamente explicitação da Taxa de Recursos Hídricos bem como as suas implicações para todo o sector;
-Caracterizar e analisar a evolução do outsourcing no contexto nacional;
-Proporcionar reflexão sobre a necessária complementaridade dos vertentes económica, financeira e social para uma efectiva sustentabilidade do sector;
-Explicitar o conceito de acessibilidade económica ao serviço de água e sua aplicação prática;
-Demonstrar que uma nova abordagem às questões relacionadas com as obrigações legislativas reforçadas no sector da água pode gerar novas oportunidades, nomeadamente na melhoria do serviço prestado;
-Demonstrar que a melhoria de eficiência e a optimização de processos relacionados com todo o ciclo da água permite a efectiva sustentabilidade de todos os agentes de mercado e por outro lado, permite dotar os sistemas com ferramentas que melhor reagem às implicações das alterações climáticas.
Público Alvo
− Administradores e técnicos de entidades gestoras de serviços de abastecimento de água e de saneamento
de águas residuais
− Administradores e técnicos da Administração Central e Local
− Gestores e técnicos de exploração e manutenção de infra-estruturas
− Gestores e técnicos de empresas de arquitectura e projecto
− Gestores e técnicos de empresas de construção civil
− Gestores e técnicos de empresas fornecedoras de produtos e serviços
− Consultores
− Gestores de entidades financeiras
− Investidores, professores e estudantes universitários
Sectores da Construção
− Águas de consumo (captação, armazenamento, tratamento, abastecimento e distribuição)
− Águas residuais (drenagem, tratamento e reutilização)
− Águas subterrâneas (sondagens e fundações)
− Gestão, exploração e manutenção de infra-estruturas
− Análises, monitorização, tratamento e gestão da qualidade da água
− Gestão e preservação de recursos hídricos
− Inspecção e reabilitação de tubagens
− Tubagens, bombas, filtros e válvulas
− Reservatórios, cisternas e tanques
− Instrumentação
− Sistemas de informação geográfica
− Telemetria e telegestão
Conselho Consultivo
− Alexandra Serra (AdP);
− Frederico de Melo Franco (Hidroprojecto);
− Jaime Melo Baptista (IRAR);
− Joaquim Poças Martins (Águas do Porto);
− José de Saldanha Matos (APESB);
− Paulo Pinheiro (AEPSA);
− Pedro Falcão e Cunha (AGS).
Estrutura:
-Conferência Nacional da Água
Conferência central, dirigida às entidades, empresas e profissionais do sector que visa analisar a sustentabilidade do sector da água, avaliando o estado actual do sector e promovendo a discussão sobre perspectivas e recomendações da sua regulação.
-Conferência da Indústria
Entrada Livre destinada aos sectores industriais, nomeadamente da indústria transformadora, nos quais o consumo e a produção de águas residuais assumem maior importância. Focando os múltiplos benefícios económicos e legais da gestão eficiente da água na actividade industrial, serão apresentadas as soluções, melhores práticas e orientações para essa gestão.
-Seminários Técnicos
Plano de seminários paralelos, de carácter formativo e informativo, com forte sentido prático, incidindo nos temas-chave da gestão da água e saneamento.
-Espaço Tecnologias e Inovação para a Água
Apresentações de projectos em curso e tecnologias inovadoras, com forte sentido prático.
. Novas Tecnologias do sector da água
. Projectos inovadores
. Projectos premiados em 2008 pela Qualidade dos Serviços em Águas e Resíduos (2.ª Edição)
. Soluções empresariais
-Encontro Conferência
. Oportunidades no Mercado Internacional
Países em foco em 2009:
. Brasil
. Angola
. Moçambique
. Países de Leste
Outros artigos interessantes:
9 Outubro, 2009
É realmente o grande evento de referência da água em Portugal. A não perder
cumprimentos
9 Outubro, 2009
Já assisti em anos anteriores, a organização é realmente boa e as temáticas de grande qualidade
10 Outubro, 2009
Interessante não só para eng.ambiente mas também para eng.civis
11 Outubro, 2009
Bom – eu vou
11 Outubro, 2009
Boa tarde,
Qual é o preço da entrada para os 3 dias?
obrigada
11 Outubro, 2009
Porque é que nunca ouvimos falar nisto? Aparentemente já é a 4ª edição e nunca vi isto publicitado.
ainda por cima é da minha área :(
11 Outubro, 2009
Telmo, é o mais significativo ciclo de conferências ligadas à água em Portugal. Tem sido sempre amplamente publicitado nas últimas edições.
11 Outubro, 2009
Exmo Ing. nuno verdelho trinidade
donde posso consultar os precios de patrocinio?
11 Outubro, 2009
enviado para email personal
12 Outubro, 2009
bom
12 Outubro, 2009
O site oficial da conferência é:
http://www.ambienteonline.pt/conferencias/expoagua2009/
12 Outubro, 2009
– Obrigado Luciana Costa. Ligação alterada.
– joaq, não fazemos parte da organização da conferência, portanto não podemos ajudá-lo em questões relacionadas com patrocínios. Para o efeito poderá contactar directamente a organização pelo email sarajeronimo@about.com ou telf. 21 884 41 49
– Joana Brites, pode encontrar as condições de inscrição em:
http://www.ambienteonline.pt/conferencias/expoagua2009/inscricao.html
12 Outubro, 2009
Eu vou estar lá!