Seminário Águas Subterrâneas em Bacias Hidrográficas
Organizado pela Comissão Especializada das Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, realiza-se, no dia 18 de Novembro no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Seminário As Águas Subterrâneas nos Planos de Gestão de Bacia Hidrográfica. Pretende-se com este Seminário fazer o ponto da situação relativamente ao estado do conhecimento das águas subterrâneas em Portugal Continental, tendo em vista o cumprimento das exigências da Lei da Água e da Directiva Quadro da Água.
Os planos de gestão de bacia hidrográfica são instrumentos de planeamento das águas que, visam a gestão, a protecção e a valorização ambiental, social e económica ao nível da bacia hidrográfica.
Este seminário reúne as Administrações de Região Hidrográfica (ARHs), responsáveis pela elaboração e execução dos planos, e as equipas responsáveis pela componente técnica dos planos. Visa juntar utilizadores e a comunidade científica para, em conjunto, serem debatidas questões que se prendem com a realização dos planos, nomeadamente: 1) avaliação dos estados quantitativo e químico das massas de águas; 2) avaliação de tendências significativas e persistentes para o aumento da concentração de poluentes; 3) definição de objectivos; 4) programação de medidas para se atingirem esses objectivos, incluindo a sua calendarização e custo/financiamento. Pretende-se salientar aspectos inovadores da realização dos planos, referir dificuldades e identificar lacunas de informação e de conhecimento.
Dado que uma das dificuldades identificadas na elaboração dos planos de gestão se relaciona com a definição e a caracterização dos ecossistemas (terrestres ou aquáticos) dependentes das águas subterrâneas, elemento fundamental para a classificação do estado das massas de águas subterrâneas, haverá também uma comunicação dedicada a este tema.
Programa
O Seminário constará de duas sessões. A primeira com apresentação do conteúdo técnico da caracterização, diagnóstico e programação de medidas, a realizar por técnicos das equipas que fizeram os estudos para os planos de gestão de bacia hidrográfica. A segunda sessão consistirá de uma Mesa Redonda, com intervenção principal das ARHs, que compreenderá também a discussão dos assuntos tratados nas duas sessões.
14:00h – Abertura e introdução – Alexandra Serra (Presidente da APRH), José Manuel Marques (Presidente da CEAS/APRH, CEPGIST), Manuel M. Oliveira (CEAS/APRH, LNEC).
Sessão I – Apresentação do conteúdo técnico dos PGBH relativo às massas de águas subterrâneas
14:15h – As águas subterrâneas nos Planos de gestão das regiões hidrográficas do Norte: RH1-Minho e Lima, RH2- Cávado, Ave e Leça, e RH3-Douro – João Nascimento (IST / CVRM) [Consórcio Aquaplan Norte].
14:30h – As águas subterrâneas nos Planos de gestão das bacias hidrográficas dos rios Vouga, Mondego e Lis, pertencentes à RH4 – M. Teresa Condesso de Melo (IST / CVRM) [Consultora ARH-Centro].
14:45h – As águas subterrâneas no Plano de gestão da região hidrográfica do Tejo: RH5-Tejo, e no Plano de gestão da bacia hidrográfica das ribeiras do Oeste, pertencente à RH4 – J. P. Lobo Ferreira (LNEC) [Consórcio Hidroprojecto-LNEC-ICCE].
15:00h – As águas subterrâneas nos Planos de gestão das bacias hidrográficas integradas nas regiões hidrográficas do Alentejo: RH6-Sado e Mira, e RH7-Guadiana – Pedro Bettencourt (Nemus) [Agrupamento Nemus, Ecossistema, e Agro.Ges].
15:15h – As águas subterrâneas no Plano de gestão das bacias hidrográficas que integram a região hidrográfica das ribeiras do Algarve (RH8) – Sónia Alcobia (Nemus) [Consórcio Nemus, Hidromod, e Agro.Ges].
15:30h – Ecossistemas dependentes de águas subterrâneas. Exemplos de critérios empregues para a sua identificação nos Planos de gestão de bacia hidrográfica – José Paulo Monteiro (Universidade do Algarve).
15:50h – Pausa
Sessão II – Os resultados obtidos e a implementação dos planos de gestão de bacia
16:15h – Mesa redonda Apresentação, em cerca de 10 minutos, por parte de cada ARH, seguindo-se um período de debate e discussão sobre os assuntos tratados no Seminário. Celina Carvalho (ARH-Centro), André Matoso (ARHAlentejo), Sofia Delgado (ARH-Algarve), presenças a confirmar (ARH-Norte e ARH-Tejo).
18:15h – Encerramento
Informações
Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
aprh@aprh.pt
Outros artigos interessantes: