A Linha Ferroviária Suspensa de Wuppertal

A linha ferroviária suspensa de Wuppertal, Alemanha, é uma das maravilhas da engenharia ferroviária mundial. Em funcionamento desde 1901, esta estrutura ferroviária elétrica permite o transporte de passageiros e mercadorias a um nível superior ao da rua, a uma altura que chega aos 12 metros, através de composições suspensas de um mono-carril. Desenvolve-se ao longo de treze quilómetros, na região do Ruhr-Vestfália, uma das mais industrializadas da Europa.

A construção da primeira fase da linha teve lugar entre 1898 e 1900, sob a coordenação do construtor Wilhelm Feldmann, com base no projeto original de Eugen Langen. A montagem da gigantesca estrutura metálica requereu quase 20 mil toneladas de perfis de aço, custando cerca de 16 milhões de marcos, sendo financiada em grande parte pelo imperador Guilherme II da Alemanha.

A linha continua em funcionamento, tendo sido expandida ao longo dos anos e transporta mais de 80 mil passageiros diariamente. As carruagens foram modernizadas, no entanto a carruagem original, conhecida como “Carruagem do Imperador”, que transportou Guilherme II no dia da inauguração mantém-se em circulação.

Fontes: Deutsche Bahn AG




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a A Linha Ferroviária Suspensa de Wuppertal

  1. Imagem do Dia: Construção da Ponte de Brooklyn em 1883 | EngenhariaCivil.com

    […] de comprimento, vão máximo de 486 metros e pilares com altura de 84 metros, foi uma das primeiras estruturas de suspensão a utilizar cabos de […]

  2. Imagem do Dia: Ponte Ferroviária Construída com Toros de Madeira em 1910 | EngenhariaCivil.com

    […] Ponte ferroviária construída em 1910, pela Companhia Peninsular Madeireira de Portland, através da sobreposição sucessiva de toros de madeira recém-cortada. A estrutura semi-provisória era parte constituinte da rede ferroviária de Columbia e Nehalem Valley. Apesar do seu aspeto grosseiro e equilíbrio aparentemente frágil, este tipo de estruturas, de construção rápida, foi essencial para o transporte eficiente de matérias-primas de zonas remotas dos EUA para os emergentes centros urbanos, no início do século passado. […]

Comentar

* Obrigatório