Empresa Americana Utiliza Fungos Para o Isolamento de Casas
A empresa nova-iorquina de biomateriais Ecovative criou um material de isolamento térmico e acústico, para aplicação na construção civil, fabricado através da combinação do micélio vegetativo de cogumelos com outros subprodutos da indústria alimentar, como caules de milho.
A gama de produtos à base deste material inclui elementos de isolamento térmico e revestimento de paredes exteriores, coberturas e pavimentos, bem como painéis para correção acústica de compartimentos.
A ideia para a criação do material nasceu em 2007, quando Eben Bayer e Gavin McIntyre, fundadores da Ecovative, eram ainda estudantes do Instituto Politécnico de Rensselaer.
Com o apoio do professor da disciplina de Materiais, os dois colegas começaram a estudar a possibilidade do uso de micélio fúngico na sintetização de painéis rígidos, que pudessem ser usados em engenharia e construção.
Uma das variantes do material, o Mushroom Insulation é um material literalmente “vivo”, devido ao seu principal constituinte, o micélio de cogumelos, poder crescer ao longo do tempo. O material é confinado com cofragens e aumenta de volume ao longo de alguns dias, formando um elemento rígido e estanque, com elevada resistência mecânica, bom comportamento ao fogo e sobretudo excelentes capacidades isolantes.
Fonte: Ecovative
Outros artigos interessantes: