Projeto de Requalificação da Ponte de Sarajevo em Barcelona
O gabinete espanhol Baena Casamor (BCQ) deu a conhecer algumas imagens do projeto de requalificação da Pont de Sarajevo, uma passagem superior localizada na Avenida Mediridiana, importante acesso ao centro de Barcelona. A BCQ pretende transformar a estrutura numa obra-de-arte ecológica, auto suficiente do ponto de vista energético e construída com materiais capazes de absorver gases atmosféricos poluentes.
O viaduto constituirá uma nova porta de entrada para a cidade, mais verde e agradável à vista, sem a frieza do betão nu. No tabuleiro será criado um novo espaço urbano com diferentes tipos de árvores e jardins vegetais bem como zonas de sombra e lazer que permitirão conferir uma identidade rejuvenescida à zona.
A estrutura servirá também de vínculo ambiental urbano do Parque de Collserola, permitindo prolongar, de forma ininterrupta, o corredor verde a outras áreas de Barcelona.
A iluminação da velha ponte será reformulada, sendo substituída por sistemas do tipo LED, de última geração, alimentados através de painéis fotovoltaicos distribuídos ao longo do tabuleiro.
O pavimento será construído com os novos betões foto catalíticos, capazes de capturar e armazenar gases poluentes no tipo NOx. Será também aplicado um revestimento fosforescente que permitirá uma melhor visibilidade noturna.
Outros artigos interessantes:
20 Maio, 2015
[…] será construída sobre um desfiladeiro do Parque Natural de Zhangjiajie, na província de Hunan. O tabuleiro, com uma largura de 6 metros e totalmente transparente, ficará localizado uns vertiginosos 300 […]
5 Maio, 2017
[…] no Sul da Itália, a 50ª Conferência Internacional AICARR dedicada ao tema “Para além da requalificação NZEB de edifícios […]
4 Agosto, 2017
[…] atelier Bjarke Ingels Group (BIG) foi o autor de um inovador projeto de requalificação na região costeira de Blavand, Dinamarca. O empreendimento consistiu na transformação de um […]