LNEC debate projeto e construção de obras geotécnicas especiais no Porto
O Laboratórios Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organiza, nos dias 25 e 26 de outubro, no Auditório da EDP, no Porto, o seminário Estado de Arte de Obras Geotécnicas Especiais – Ancoragens no Terreno. O seminário é dirigido a Engenheiros Civis da área da geotecnia.
O evento será constituído por 6 sessões temáticas principais e uma sessão final de encerramento. Aquelas serão subordinadas aos temas de enquadramento normativo e caracterização geotécnica, projeto e execução, supervisão e ensaios, observação e manutenção, casos de obra, acompanhamento e casos de obra, construção.
Nesse âmbito serão abordados temas como o enquadramento jurídico das normas geotécnicas, obras geotécnicas especiais, projeto de estruturas geotécnicas no âmbito da NP EN1997-1, projeto de ancoragens, estado de arte das tecnologias de ancoragens em Portugal, tecnologias disponíveis para execução e furação, fabrico, transporte, manuseamento, instalação das armaduras, injeção e aplicação de tensão.
Estarão também em destaque tópicos como a receção e controlo de qualidade dos materiais, instrumentação de ensaios de carga e resultados, Interpretação dos ensaios e proposta de aplicação nacional da EN ISO 22477-5, ensaios de verificação de carga e blocagem de ancoragens, fenómenos de corrosão, avaliação da corrosividade do meio, medidas de proteção e de mitigação da corrosão e acompanhamento, manutenção, identificação de patologias e reabilitação.
O seminário incluirá ainda uma sessão especial dedicada às estruturas ancoradas nos empreendimentos hidroelétricos e sessões dedicadas a casos de obra, em particular no que diz respeito ao acompanhamento e construção, com intervenções de representantes de empresas como a Jetsj, Tpf Planege Cenor, Tecnasol, Keller, Mota Engil e Teixeira Duarte.
Informações
LNEC
Av. de Brasil 101
1700-066 LISBOA
Tel.: 21 844 34 83
Fax: 21 844 30 14
Email: cursos@lnec.pt
Fonte: LNEC
Outros artigos interessantes:
10 Setembro, 2018
Bom dia.
Como fazer para me inscrever.
Obrigada.
Filomena Silva