Barragens de Betão – Cálculo e Aspectos Construtivos de Juntas de Contracção

Imagem de barragem de betão

No projecto de barragens abóbada em betão é habitual preverem-se juntas, separando zonas de betonagem e gerando assim uma divisão em blocos ao longo do desenvolvimento da barragem. As juntas de contracção de barragens são imprescindíveis, pois permitem a libertação de tensões facilitando a resposta da estrutura a variações de temperatura e a assentamentos da fundação, no entanto são a causa de muitos problemas no projecto e execução de barragens de betão armado.

As juntas de barragens, além do seu papel construtivo, e que é o objecto primordial, estão também associadas à gestão da obra, pois as fases de betonagem estão dependentes da delimitação dos blocos da barragem gerada pelas diversas juntas.

 

 

Texto baseado no original de Mário Luis Vidal Pires Genésio




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Barragens de Betão – Cálculo e Aspectos Construtivos de Juntas de Contracção

  1. Vânia Carvalho

    Acompanhei há tempos um documentário do canal Discovery sobre a construção da Barragem de Hoover. Um dos grande problemas que existia era precisamente a retracção do betão e como lidar com as quantidades massivas utilizadas. O bom planeamento e dimensionamento das juntas é essencial para assegurar o bom comportamento estrutural e evitar o aparecimento de problemas, tanto durante a construção da barragem como durante o seu tempo de vida útil.

  2. Funcionamento de Barragens Móveis | EngenhariaCivil.com

    […] rios muito caudalosos, com um grande transporte sólido, é habitual a execução de barragens móveis, permitindo assim assegurar a evacuação do material sólido transportado pelo curso de […]

Comentar

* Obrigatório