Inércia Térmica de Edifícios

Inércia térmica de edifícios de grande dimensão

O conceito de inércia térmica caracteriza a resistência oferecida pelos sistemas térmicos à tentativa de alterar o seu estado termodinâmico. Nos edifícios, dado o carácter periódico das solicitações, esta resistência traduz-se por um amortecimento das ondas de calor e por um desfasamento entre as solicitações e a resposta do edifício. A inércia térmica tem origem na capacidade, que os materiais possuem, de armazenar calor.

Quanto maior for essa capacidade mais facilmente os sistemas térmicos absorvem as solicitações sem alterarem, radicalmente, o seu estado termodinâmico. Desta forma, um edifício de grande inércia térmica tem tendência a armazenar a energia recolhida por períodos mais longos e a amenizar, assim, os efeitos das variações climatéricas.

Texto baseado no original de Manuel António da Silva Lima




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Inércia Térmica de Edifícios

  1. Adelino Cardoso

    Gostei muito… não seria conveniete aproveitar estes aquecimentos prediais para produção de energia solar para o próoprio condomínio em utilizações de equipamentos mais utilizados diurnos como: bombas d’águas, estacionamentos… etc.?

  2. Reabilitação Térmica de um Edifício | EngenhariaCivil.com

    […] entender-se como reabilitação térmica de um edifício a actuação na envolvente construtiva, no sentido de melhorar o nível de conforto térmico […]

Comentar

* Obrigatório