Congresso de Construção Metálica e Mista 2011
A Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM) promove nos dias 24 e 25 de Novembro de 2011, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, o VIII Congresso de Construção Metálica e Mista. Os principais temas do Congresso são: arquitectura e aço, pontes metálicas e mistas, eficiência energética e sustentabilidade de edifícios metálicos, grandes projectos de Engenharia Civil, segurança estrutural e desempenho de novos materiais e produtos e execução e gestão da qualidade da construção em aço.
O Congresso e Exposição Técnica, tem como objectivo divulgar as mais recentes inovações no âmbito deste tipo de construção, definir as principais orientações da investigação e estabelecer o intercâmbio de ideias e experiências entre os vários intervenientes na concretização dos empreendimentos representativos deste sector de construção (donos de obra, projectistas, construtores, etc.).
Dando relevo a obras cuja identidade está indelevelmente marcada pela concepção arquitectónica e à associação do aço estrutural com materiais de revestimento, nomeadamente o vidro, será alargado o leque de participantes aos projectistas de arquitectura.
Temas do Congresso
• Arquitectura e aço
Um conferencista com vasta experiência na execução de projectos e obras em construção metálica fará a introdução a este tema. Pretende-se que divulgue exemplos de utilização de estruturas metálicas em obras emblemáticas da arquitectura moderna, enfatizando a necessidade da cooperação intensiva entre os projectistas de arquitectura e de estruturas e as potencialidades do aço como material construtivo de eleição. Este tema é especialmente interessante para arquitectos projectistas.
• Pontes metálicas e mistas
Para além das mais recentes obras e projectos em estrutura metálica e/ou mista serão abordadas as tendências recentes no que se refere à concepção das pontes e aos processos construtivos.
• Eficiência energética e sustentabilidade de edíficios metálicos
A sustentabilidade é uma questão essencial para o desenvolvimento da sociedade, em todas as suas vertentes. Serão abordadas obras e projectos recentes em estruturas metálicas, que demonstrem a apetência natural destas estruturas para cumprir os objectivos da construção sustentável: ser socialmente justa, economicamente viável e “amiga do ambiente”.
• Grandes projectos
Espera-se uma grande participação de projectistas e arquitectos neste tema, mostrando de forma clara todos os benefícios da utilização de estruturas metálicas na realização de grandes projectos, tais como: simplicidade, esbelteza, luminosidade, etc.
• Segurança estrutural e desempenho de novos materiais e produtos
Será abordado o desenvolvimento de produtos e técnicas inovadoras.
• Execução e gestão da qualidade da construção em aço
A inclusão deste tema tem como objectivo realçar as vantagens da aplicação dos sistemas de qualidade, de forma a evitar os problemas e custos inerentes à não qualidade. Este tema tem actualmente uma importância redobrada uma vez que está para breve a obrigatoriedade de utilização de nova normalização nesta área.
Contactos
Secretariado da CMM
A/C Dr.ª Zínia Antunes
Departamento de Engenharia Civil – Univ. Coimbra Pólo II
Rua Luís Reis Santos, 3030-788 Coimbra, Portugal
Tel. 239 098 422 | Fax. 239 405 722
Tlm: 965 061 249
E-mail: congresso@cmm.pt
Internet: www.cmm.pt/congresso
Outros artigos interessantes: