Acústica e Isolamento Sonoro de Edifícios
O estudo da acústica de edifícios pressupõe a análise das fontes de ruído, o condicionamento acústico dos recintos e o dimensionamento da envolvente com vista ao isolamento sonoro. O conhecimento das características das fontes de ruído é essencial para a elaboração de um programa com vista à definição dos trabalhos a efectuar para dotar o edifício de características adequadas à utilização prevista.
O condicionamento acústico dos recintos visa dotá-los de características adequadas à sua utilização relativamente ao tratamento que este produz sobre os estímulos sonoros que são produzidos no seu interior. O isolamento sonoro, vulgarmente confundido com condicionamento, pressupõe a existência de dois espaços, um aonde se produzem estímulos sonoros e outro aonde se pretende que esses estímulos apresentem um nível tão baixo quanto possível.
Texto baseado no original de António Jorge de Almeida Leão
Outros artigos interessantes:
31 Janeiro, 2011
[…] This post was mentioned on Twitter by Dinâmica Imobiliária and Engenharia on-line, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Acústica e Isolamento Sonoro de Edifícios: O estudo da acústica de edifícios pressupõe a análise das fontes de r… http://bit.ly/hfuCls […]
21 Julho, 2011
FIQUEI SATISFEITO, MAS ESPERA VER MAIS EXEMPLOS COM BASE NOS CÁLCULOS
3 Agosto, 2011
Olá.Gostei de seu artigo. Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre um prédio construído há uns 40 anos atrás, como COAHB (conjunto habitacional do governo), onde as pessoas tem o hábito de dizer que as paredes são de papel pois os vizinhos se ouvem como se morassem na mesma casa.
A pergunta é: existe a possibilidade de o barulho de reforma do apartamento do terceiro andar chegar a afetar o apartamento do primeiro andar? E barulhos como água no encanamento? E ruídos de criança pulando no chão?
Outra dúvida que tenho é quanto ao barulho de viver normalmente e movimentar cadeiras, caminhar, limpar a casa: como esse barulho do segundo andar pode afetar o primeiro andar? Obrigada.
9 Novembro, 2011
eu estou a viver um caso enm que moro no 2º esquerdo e ouço a musica e o falar alto do r\c. direito .tenho tambem o 1º esquerdo que é todos os dias uma festa .ando doente há 4 anos porque durmo muito pouco.não me deixam.e tenho uma senhoria que diz :pagam a renda fazem o que querem.e eu pago a renda e levo com eles
17 Novembro, 2012
AO LER O TEXTO DE ANTONIO JORGE ENTENDI QUE NÃO HÁ SOLUÇÃO PARA AS DITAS “PAREDES DE PAPEL” , OU SEJA SOLUÇÕES ACÚSTICAS POR REFORMA, EM PRÉDIOS JÁ CONSTRUÍDOS,
É ISTO MESMO, PRECISO DE IDÉIAS E DE SOCORRO.
SANDRA
24 Junho, 2013
Excelente post!
Uma rica fonte de informações acerca de tudo que se relaciona à acústica, incluindo as soluções para cada tipo de “problema” acústico – com direito a listagem de materiais adequados e indicados! Parabéns!
9 Outubro, 2013
[…] da autoestrada, que possibilitou a construção, nos anos noventa, das duas estruturas. A transmissão do ruído e vibração foi atenuada através da execução de estruturas independentes, que nunca chegam a […]