Acústica e Isolamento Sonoro de Edifícios

Parede com tratamento acústico

O estudo da acústica de edifícios pressupõe a análise das fontes de ruído, o condicionamento acústico dos recintos e o dimensionamento da envolvente com vista ao isolamento sonoro. O conhecimento das características das fontes de ruído é essencial para a elaboração de um programa com vista à definição dos trabalhos a efectuar para dotar o edifício de características adequadas à utilização prevista.

O condicionamento acústico dos recintos visa dotá-los de características adequadas à sua utilização relativamente ao tratamento que este produz sobre os estímulos sonoros que são produzidos no seu interior. O isolamento sonoro, vulgarmente confundido com condicionamento, pressupõe a existência de dois espaços, um aonde se produzem estímulos sonoros e outro aonde se pretende que esses estímulos apresentem um nível tão baixo quanto possível.

 

Texto baseado no original de António Jorge de Almeida Leão




Outros artigos interessantes:




7 Comentários a Acústica e Isolamento Sonoro de Edifícios

  1. Tweets that mention Acústica e Isolamento Sonoro de Edifícios | EngenhariaCivil.com -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Dinâmica Imobiliária and Engenharia on-line, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Acústica e Isolamento Sonoro de Edifícios: O estudo da acústica de edifícios pressupõe a análise das fontes de r… http://bit.ly/hfuCls […]

  2. Engenheiro( LISBOA)

    FIQUEI SATISFEITO, MAS ESPERA VER MAIS EXEMPLOS COM BASE NOS CÁLCULOS

  3. van

    Olá.Gostei de seu artigo. Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre um prédio construído há uns 40 anos atrás, como COAHB (conjunto habitacional do governo), onde as pessoas tem o hábito de dizer que as paredes são de papel pois os vizinhos se ouvem como se morassem na mesma casa.
    A pergunta é: existe a possibilidade de o barulho de reforma do apartamento do terceiro andar chegar a afetar o apartamento do primeiro andar? E barulhos como água no encanamento? E ruídos de criança pulando no chão?
    Outra dúvida que tenho é quanto ao barulho de viver normalmente e movimentar cadeiras, caminhar, limpar a casa: como esse barulho do segundo andar pode afetar o primeiro andar? Obrigada.

  4. maria do ceu

    eu estou a viver um caso enm que moro no 2º esquerdo e ouço a musica e o falar alto do r\c. direito .tenho tambem o 1º esquerdo que é todos os dias uma festa .ando doente há 4 anos porque durmo muito pouco.não me deixam.e tenho uma senhoria que diz :pagam a renda fazem o que querem.e eu pago a renda e levo com eles

  5. sandra

    AO LER O TEXTO DE ANTONIO JORGE ENTENDI QUE NÃO HÁ SOLUÇÃO PARA AS DITAS “PAREDES DE PAPEL” , OU SEJA SOLUÇÕES ACÚSTICAS POR REFORMA, EM PRÉDIOS JÁ CONSTRUÍDOS,

    É ISTO MESMO, PRECISO DE IDÉIAS E DE SOCORRO.

    SANDRA

  6. Jal Acústica

    Excelente post!
    Uma rica fonte de informações acerca de tudo que se relaciona à acústica, incluindo as soluções para cada tipo de “problema” acústico – com direito a listagem de materiais adequados e indicados! Parabéns!

  7. Imagem do Dia: Viaduto Atravessa Edifício no Japão | EngenhariaCivil.com

    […] da autoestrada, que possibilitou a construção, nos anos noventa, das duas estruturas. A transmissão do ruído e vibração foi atenuada através da execução de estruturas independentes, que nunca chegam a […]

Comentar

* Obrigatório