Aeroporto London Britannia Poderá Ser Construído Numa Ilha Artificial
O consórcio Testrad (Thames Estuary Research and Development Company) revelou esta semana imagens do projeto de construção de um novo aeroporto no estuário do Tamisa, que servirá a cidade de Londres. O London Britannia ficará localizado numa ilha artificial e terá um custo de mais de 47 mil milhões de libras.
Segundo a Testrad, a localização do aeroporto numa ilha permitirá evitar alguns inconvenientes associados aos aeroportos já existentes, periféricos a Londres (Luton, Stansted e Gatwick), nomeadamente a necessidade de expropriações massivas, aquisição de terras e demolição de infraestruturas. Por outro lado, uma vez que as rotas de aterragem e decolagem seriam inteiramente sobre o estuário, sem nunca atravessar áreas residenciais, o incómodo resultante do ruído de operação das aeronaves seria reduzido ao mínimo.
A ligação do continente ao aeroporto será feita por túnel ferroviário, e a operação de check-in e terminais de chegadas ficariam localizados no continente em Ebbsfleet, junto a uma linha ferroviária de alta velocidade.
Caso o projeto seja aprovado pela Comissão Davies (responsável pela análise das propostas), a construção do aeroporto London Britannia, de seis pistas, terá uma duração de cerca de 7 anos e permitirá o alívio do tráfego do Aeroporto de Heathrow, atualmente um dos maiores do mundo.
A capacidade de tráfego do novo aeroporto será de 172 milhões de passageiros por ano.
Fonte: Testrad; BBC
Outros artigos interessantes:
17 Setembro, 2014
[…] Unidos. O complexo Maryah Plaza é um empreendimento residencial de 600 milhões de euros cuja construção deverá arrancar ainda este ano na ilha artificial Al Maryah, em Abu Dhabi. É formado por quatro edifícios de grande altura que no seu conjunto […]