Utilização de Algas na Construção de Fachadas Bio Reativas
Está a ser construído em Hamburgo, na Alemanha, o primeiro edifício com pegada ecológica nula, que utiliza fachadas envidraçadas bio reativas. Esta tecnologia integra nas fachadas, painéis com microalgas marinhas, que permitem a recolha de energia solar, produção de biomassa e otimização do sombreamento.
Por um lado os painéis possibilitam um sombreamento adaptativo, uma vez que as algas, estimuladas pela luz solar, crescem com maior intensidade nos meses mais quentes, aumentando a opacidade dos painéis, o que origina a diminuição da quantidade de luz que penetra no interior no edifício.
Além disso, quando o ecossistema no interior dos painéis atinge um determinado nível de desenvolvimento, parte das microalgas é recolhida e integrada num sistema de produção de biogás, utilizado para a alimentação energética do edifício.
Numa primeira fase, apenas duas das fachadas do edifício, viradas a Sul, foram equipadas com painéis bio reatores, num total de 129 unidades, medindo 2,5 m por 0,7 m cada uma.
O edifício foi projetado pela multinacional de consultoria de engenharia, Arup, em cooperação com a alemã SSC Strategic Science Consult, sendo os painéis fabricados pela Colt International. O projeto de arquitetura é da autoria do atelier Splitterwerk Architects.
Fonte: Arup
Outros artigos interessantes:
6 Maio, 2013
Muito interessante. Cada vez mais o futuro passa por estas soluções engenhosas que tornam os edifícios com pegada ecológica nula.
16 Agosto, 2013
[…] A quarta edição da Conferência Anual de Projeto e Engenharia de Fachadas realiza-se em Bombaim, Índia, nos dias 23 e 24 de Setembro. Apontado como um dos principais eventos sobre design e construção de fachadas sustentáveis do continente asiático, juntará projetistas, arquitetos e construtores na discussão dos últimos avanços técnicos na área de fachadas de edifícios. […]
9 Julho, 2014
[…] O Architect’s Newspaper e o gabinete de engenharia de fachadas, Enclos, organizam, nos próximos dias 24 e 25 de Julho, em Chicago, o seminário internacional de desempenho de fachadas de edifícios – Facades+ 2014. O evento anual, que vai já na oitava edição, reúne Engenheiros Civis, Arquitetos, Consultores e Designers na discussão dos mais recentes avanços nas tecnologias de fachadas de edifícios. […]
7 Agosto, 2014
[…] primeiro edifício do mundo com fachadas envidraçadas bio reativas, projetado pela consultora de engenharia Arup, em colaboração com a alemã SSC Strategic Science […]
31 Janeiro, 2016
[…] do evento, que reúne engenheiros, arquitetos e fabricantes de todo o mundo, será dedicada às fachadas sustentáveis, de elevada eficiência […]