AMECO 3.02: Desempenho ambiental e de sustentabilidade de estruturas de Engenharia Civil

AMECO 3.02: Desempenho ambiental e de sustentabilidade de estruturas de Engenharia Civil

Desenvolvido pelo Centro Técnico Industrial da Construção Metálica (CTICM) e pela ArcelorMittal, o AMECO 3.02 é um software dirigido à avaliação do desempenho ambiental de estruturas de Engenharia Civil. Baseia-se nos princípios de avaliação do ciclo de vida previstos nas normas ISO 14040 & 44, permitindo a determinação de parâmetros como o Potencial de Aquecimento Global (GWP) ou o Consumo Primário de Energia (PEC).

O software foi dimensionado com base em métodos desenvolvidos pela ArcelorMittal que permitem que os parâmetros ambientais e de sustentabilidade de estruturas como edifícios ou pontes, possam ser facilmente determinados, mesmo por utilizadores sem conhecimentos avançados na matéria.
O cálculo implica, no entanto, que os utilizadores tenham conhecimentos profundos no que diz respeito ao dimensionamento das estruturas a avaliar.

Os parâmetros iniciais a introduzir pelo utilizador incluem, no caso de edifícios, a orientação, as dimensões da fachadas, o número de pisos, a área dos pisos, a área total do edifício e o respetivo uso (residencial, de escritórios, comercial ou industrial).
Em função da localização, o AMECO 3.02 fornece, a partir de uma base de dados, os valores médios mensais da temperatura exterior, da radiação solar incidente a Norte, Sul, Este, Oeste e na cobertura, a fração noturna do dia e a fração do uso de sombra.

De seguida o utilizador define as características específicas das fachadas, nomeadamente as áreas de aberturas, os materiais usados nas paredes exteriores, as características das janelas e portas, o tipo de equipamento de sombreamento e a existência de elementos exteriores de sombreamento, como palas.

É igualmente necessário fornecer ao AMECO 3.02 parâmetros como o tipo de pavimento usado no piso térreo, a espessura da laje de piso, a massa do aço de reforço, a capacidade calorífica interna do piso térreo e dos pisos intermédios, a capacidade calorífica das paredes internas e o tipo de cobertura.

O AMECO 3.02 procede então ao cálculo dos valores de conforto, nomeadamente da temperatura de referência de aquecimento, da temperatura de referência de arrefecimento, da taxa de fluxo de ar de aquecimento e a da taxa de fluxo de ar de arrefecimento.

Antes da introdução das características estruturais, é ainda necessária a introdução das características dos sistemas de climatização do edifício, como o tipo de sistema de aquecimento, o tipo de sistema de arrefecimento, os sistemas de recuperação de calor, a percentagem de recuperação de calor ou a eficiência do sistema de recuperação de calor

A caracterização da estrutura do edifício ou ponte inclui a introdução das características dos elementos estruturais, como vigas, colunas, lajes ou dispositivos de ligação. É igualmente necessária a definição dos tipos de materiais usados na estrutura, nomeadamente dos elementos de aço e de betão armado.

Com estes dados, o AMECO 3.02 calcula e apresenta os diagramas do Potencial de Aquecimento Global (tCO2eq) e compila um relatório detalhado sobre o desempenho ambiental da estrutura.




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório