Análise de Estruturas de Suporte Flexíveis com o Método dos Elementos Finitos

Estrutura de suporte de terras

Nas estruturas de suporte flexíveis enquadram-se todas as estruturas de suporte cujas deformações, induzidas pelas pressões do solo, produzem um efeito significativo na distribuição dessas pressões, bem como na grandeza dos impulsos das terras, momentos flectores e esforços cortantes para que são dimensionadas.

Existem variadíssimos tipos de estruturas flexíveis de suporte, diferindo nos elementos componentes, nos materiais constitutivos e no processo construtivo. Dentre eles, as paredes moldadas no terreno associadas a escoras ou a ancoragens pré-esforçadas, tipo cujo emprego se generalizou nas duas últimas décadas, são hoje empregues em grandes obras de engenharia, em especial no aproveitamento intensivo do subsolo das grandes cidades, para a construção de pisos enterrados de novos e até antigos edifícios e túneis de metropolitano.

 

Texto baseado no original de Manuel António de Matos Fernandes
Excerto Adaptado
Imagem: LB Foundations




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Análise de Estruturas de Suporte Flexíveis com o Método dos Elementos Finitos

  1. ASCE Promove Seminário Sobre a Utilização de Elementos Finitos em Engenharia Geotécnica | EngenhariaCivil.com

    […] Nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2014 realiza-se em St. Louis, EUA, o seminário Elementos Finitos em Engenharia Geotécnica. Organizado pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), abordará a resolução de problemas complexos de geotecnia e fundações com recurso ao Método dos Elementos Finitos. […]

Comentar

* Obrigatório