Arranha-céus Projetado para Lote com Apenas 13 Metros de Largura
O novo edifício residencial de luxo da projetista americana SHoP, previsto para West 57th Street Manhattan, Nova Iorque, vai ser um dos mais esbeltos arranha-céus alguma vez executados e um marco na arquitetura de densidade. Com 411 metros de altura, ultrapassa o vizinho Empire State Building em 30 metros e vai ser construído num lote de terreno com uns inacreditáveis 13 metros de largura.
O edifício é caracterizado por uma fachada envidraçada em degraus o que resulta numa redução sucessiva da profundidade da estrutura aproximadamente a partir de meia altura. Isto implica que a área por piso varie entre 350 e 450 metros quadrados.
Os promotores do projeto são dois gigantes do mercado imobiliário nova-iorquino, a JDS Development Group e a Property Markets Group, responsáveis pelo desenvolvimento de mais de 800 mil metros quadrados de espaços residenciais de luxo.
Apesar da construção só se iniciar em meados de 2014, os estudos e projetos, bem como a aquisição do terreno para implantação do edifício já representaram um custo de 250 milhões de euros para os donos da obra.
Fonte: SHoP Architects
Outros artigos interessantes:
11 Dezembro, 2013
[…] Epicentrum no centro de Jacarta, Indonésia. Elevando-se a 530 metros de altura, é o primeiro arranha-céus do mundo dimensionado especificamente para o aproveitamento de energia do […]
3 Janeiro, 2014
[…] Prince-Ramus, REX Architecture, revelou imagens do projeto arquitetónico da Torre Equador, um arranha-céus de oitenta pisos que irá nascer em breve na Malásia. Localizado no centro financeiro da capital, […]