Avaliação Experimental do Comportamento de Chumbadouros à Tracção Ancorados em Peças de Betão
Este trabalho debruça-se sobre o comportamento de ancoragens de peças metálicas ao betão através de um tipo específico de fixadores designado por chumbadouros de cabeça. Descreve-se o seu comportamento, identificando os modos de ruína mais relevantes e os factores principais que os condicionam.
Apresenta-se um estudo experimental em curso, no qual se ligam chumbadouros de cabeça a maciços de betão armado. As variáveis fundamentais são a resistência do próprio chumbadouro, a quantidade de armadura e sua disposição, a presença de outros chumbadouros na vizinhança, e ainda a proximidade dos bordos da peça. Pretende-se assim dar um contributo para o avanço do conhecimento nesta área, estudando o aumento de resistência proporcionado por armaduras de reforço na área de ancoragem, já que neste caso a aplicação dos métodos disponíveis para a previsão da capacidade resistente de chumbadouros de cabeça é excessivamente conservativa.
Texto baseado no original de José Maria Raposo, Luís Costa Neves e Luís Simões da Silva
Outros artigos interessantes:
2 Novembro, 2013
[…] (ASCE) organiza, entre 4 e 5 de Novembro de 2013, em Orlando, EUA, o seminário Dimensionamento de Ancoragens, Cravações e Fundações a Forças Horizontais e Verticais. Neste seminário serão abordados o […]