Cálculo Estruturas Metálicas pelo Eurocódigo 3
Um dos principais cuidados que um projectista de estruturas de aço deve ter é o de estar permanentemente actualizado, de forma a poder tirar o máximo partido das novas filosofias ou técnicas de cálculo estrutural metálico. O Eurocódigo 3 (EC3) é uma das adaptações exigidas aos engenheiros civis no dimensionamento de estruturas metálicas.
A utilização do aço como material de construção é muito diversificada, pois ele apresentase sob variadas formas: perfis, chapas espessas, chapas delgadas nervuradas ou não, cabos, diferentes tipos de barras, incluindo as barras utilizadas no betão armado, etc. De todos os materiais actualmente utilizados na construção, o aço é aquele que apresenta maior resistência para uma dada secção, independentemente dos esforços aplicados.
Texto baseado no original de Rui António Rodrigues Ramos
Outros artigos interessantes:
3 Novembro, 2010
Gostei bastante do artigo e gostaria que me aconselhassem outra bibliografia acerca de dimensionamento e a verificação da segurança de estruturas metálicas pelo EC3. Estou especialmente interessada nas áreas das ligações, chapas (estruturas laminares) e segurança ao fogo em estruturas de alumínio.
3 Novembro, 2010
A última versão do eurocódigo 3 lida de uma forma muito peculiar e pouco prática com a combinação de esforços tangenciais, normais e à torção. O dimensionamento de estruturas metálicas fica um pouco confuso.
3 Novembro, 2010
Alguém conhece bons cursos de projecto de estruturas metálicas pelo eurocódigo 3? Frequentei um na fundec mas foi muito teórico e não deu para aprender nada de prático.
10 Novembro, 2010
[…] Cálculo Estruturas Metálicas pelo Eurocódigo 3 […]
12 Novembro, 2010
[…] Cálculo Estruturas Metálicas pelo Eurocódigo 3 […]
18 Novembro, 2010
O artigo está definitivamente interessante, no entanto para o dimensionamento de estruturas metálicas segundo o EC3 eu recomendo vivamente o livro do professor Rui Simões, ”Manual de dimensionamento de estruturas metálicas”, é um manual de leitura fácil sem com isso perder qualidade técnica. o autor é professor no DEC na universidade de Coimbra e é um dos mais conceituados projectista de estruturas metálicas, além disso este livro já foi recomendado pela revista ”Engenharia e vida”. cumprimentos
30 Dezembro, 2010
Concordo plenamente com o post do David. É um livro de muito fácil leitura e vocacionado para quem quer “entrar” no domínio do EC3.
Jorge aconselho-te a veres os cursos e Pós-Graduação/Mestrado ministrado pelo DEC na FCTUC.
Não deixando de “puxar o braço à minha sardinha” apenas uma correcção à última frase do 1º parágrafo do texto do Rui António Rodrigues Ramos:
“O Eurocódigo 3 (EC3) é uma das adaptações exigidas aos engenheiros no dimensionamento de estruturas metálicas.”. Pois, como sabem os engenheiros mecânicos também podem projectar estruturas metálicas…
30 Setembro, 2011
sao notas muito importantes que ultimamente tem nos trazido no mundo da construcao, espero anciosamente para mais contribuicoes! obrigado e muita força
8 Junho, 2012
[…] Cálculo Estruturas Metálicas pelo Eurocódigo 3 […]
3 Abril, 2013
Estou convicto de que muitos estudantes apreendem bons dados deste artigo! Gostei.
7 Agosto, 2013
[…] Center, que retrata onze operários de construção civil na pausa para almoço sentados numa viga de aço suspensa a 250 metros de […]