Maior Central Solar do Japão em Construção
A empresa de tecnologia Kyocera e a gigante da construção IHI Corporation vão construir a maior central solar do Japão, capaz de gerar 70 megawatt de eletricidade, na Baía de Kagoshima, no Sul do país. Após o desastre nuclear de Fukushima, os Japoneses tiveram de repensar a opção do nuclear e estão a investir fortemente no sector solar, de forma a colmatar o défice energético resultante do sismo de 2011 que obrigou a desligar a maioria dos 54 reatores nucleares, construindo infraestruturas de produção de energia mais seguras.
A central ocupará uma área de cerca de 1,3 milhões de metros quadrados e custará mais de 300 milhões de dólares. Para equipar os painéis de captação, serão necessários 290 000 módulos solares multi-cristalinos, capazes de abastecer cerca de 22 000 habitações.
A capacidade solar atual do Japão ronda os 3500 megawatts, o que corresponde a menos de 1% das necessidades energéticas do país. Isto significa que o Japão ainda tem um longo caminho a percorrer na sua demanda por energia limpa.
Fontes: Kyocera
Outros artigos interessantes:
27 Setembro, 2013
[…] com uma capacidade total de 4000 megawatts (MW), equivalente à produção atual combinada das 40 maiores centrais solares do mundo e capaz de fornecer energia elétrica a 3 milhões de […]
24 Abril, 2015
[…] esta semana anunciada, pela Kyocera Corporation, a conclusão da construção de mais duas mega-centrais solares flutuantes no Japão. Este é um passo significativo em direção à total independência da energia nuclear […]