Centro Cultural de Ofunato
O pavilhão Rias é um complexo cultural localizado na cidade Japonesa de Ofunato, da autoria do famoso estúdio de arquitectura e projecto urbano, Chiaki Arai, que levou a construção em betão armado a outro nível, através da utilização de técnicas inovadoras de projecção de betão e distribuição de cofragem. As formas de betão são inspiradas nas falésias existentes ao longo da orla costeira com o Oceano Pacífico.
O complexo é formado por um auditório central, capaz de acomodar cerca de 1100 pessoas, uma biblioteca, espaços multiusos, atelieres, espaços para cerimónias de chá e estúdios de trabalho criativo. O material predominante é o betão armado que assume formas de extraordinária beleza e se distribui harmoniosamente ao longo das diversas componentes do edificado, tanto no interior como no exterior.
A cidade de Ofunato está localizada ao longo da costa oceânica de San-riku, no nordeste do Japão. É uma pequena cidade com 40 mil habitantes que depende maioritariamente da actividade piscatória.
Desde a sua fase inicial, o projecto foi desenvolvido com a colaboração dos habitantes e autoridades locais da cidade, através de produtivas sessões de apresentação e “brainstorming” comunitário, nas quais foram usados modelos reais e virtuais, que sofreram uma constante optimização ao longo do tempo. Na proposta inicial estava previsto apenas um auditório e um atelier multiusos, no entanto, à medida que o projecto ia sendo expandido, evoluiu-se para um conceito final que inclui também uma livraria, que acabou por constituir o ex-libris do complexo cultural com a sua cobertura a lembrar as muralhas de uma fortaleza invertida.
Outros artigos interessantes: