CIN apresenta solução de protecção contra incêndios de estruturas metálicas

CIN apresenta solução de protecção contra incêndios de estruturas metálicas

A CIN, marca portuguesa de tintas e vernizes, apresentou um sistema certificado para ambiente de corrosividade C3 com durabilidade superior a 25 anos. Estas características correspondem às categorias de corrosividade C5 com durabilidade média e C4 com durabilidade alta. Os ensaios foram aprovados por um laboratório externo credenciado, que certificou que a atuação do intumescente C-THERM® S100 se mantém inalterada mesmo após os ensaios de envelhecimento sob condições especificadas na norma ISO 12944-6:2017.

São várias as obras de engenharia e arquitectura cuja beleza e estética resultam de uma estrutura de aço exposto de design moderno e arrojado: aeroportos, estádios desportivos, grandes centros comerciais, escolas e arranha-céus, locais que, pela sua utilidade pública e lúdica, concentram muitas pessoas no seu interior. Mas, se um incêndio deflagrar, o potencial de desastre nesses edifícios de alta ocupação é preocupante e assustador. Nestas situações, uma estrutura de aço não protegido pode atingir, em alguns minutos, a temperatura crítica que causa a perda de estabilidade e consequente colapso.

Jorge Paiva, Gestor de Produto da CIN Performance Coatings, afirma que “a marca trabalha diariamente para a inovação do sector e, para isso, é fundamental entendermos as dificuldades e necessidades do mercado. A CIN detectou a necessidade de certificar a durabilidade e segurança do seu sistema intumescente, combinando simultaneamente a protecção anticorrosiva e a protecção passiva contra incêndios para estruturas metálicas, com base nas principais normas vigentes, dois eixos fundamentais para assegurar a sua estabilidade.”
Com inúmeras vantagens de utilização no sector da construção, a protecção adequada do aço é uma necessidade conhecida, quer pela sua tendência à corrosão, quer pelo facto de perder estabilidade, quando sujeito a altas temperaturas.

Os mais de 20 anos de experiência da CIN na área da protecção passiva contra o fogo, culminam no aumento da durabilidade destas mesmas estruturas metálicas.

Os C-THERM®, estão presente em muitas e conceituadas obras de engenharia e arquitectura:
– Palácio das Artes, Espanha (2005)
– Torre Agbar, Espanha (2005)
– Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Portugal (2010)
– Centro Lúdico e Comercial Las Arenas, Espanha (2011)
– Douro Marina, Portugal (2013)
– Terminal de Cruzeiros do Porto Leixões, Portugal (2015)
– Centro de Convenções Ágora, Colômbia (2018)
– Aqwa Corporate, Brasil (2018)
– Torre Atrio, Colômbia (2019)
– Pavilhão de Portugal – Universidade de Lisboa, Portugal (2020)
– Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, Portugal (2021)

Fonte: CIN




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório