Comboio Capaz de Atingir 1100 km/h Revelado nos EUA
Conhecido como Hyperloop Transit System (HTS) ou simplesmente Hyperloop, o projeto conceptual de Elon Musk, o magnata de origem Sul Africana que criou o Paypal e a Tesla Motors é o assunto mais falado nos últimos dias pelos especialistas de sistemas de transportes em todo o mundo. Não só pela natureza revolucionária conceito apresentado, mas especialmente pela capacidade de Musk de tornar realidade projetos aparentemente impossíveis.
Segundo o autor, o conceito assenta na criação de pressão negativa ao longo de extensos tubos de transporte, que permitiriam a locomoção, a grande velocidade, de veículos capsulares. Isto seria conseguido através da instalação no interior do tubo, de motores planos de indução, alimentados por painéis fotovoltaicos montados no extradorso da tubagem, aproximadamente a cada 100 km.
A pressão excessiva no interior das tubagens seria dissipada através de compressores elétricos instalados na extremidade anterior de cada cápsula. O ar transportado por estes ventiladores seria expelido por saídas de ar existentes na face inferior dos veículos, o que originaria a formação de uma almofada de ar e possibilitaria a minimização do atrito com as paredes do tubo.
O sistema é apontado como solução ideal alternativa ao atual projeto de alta velocidade entre Los Angeles e São Francisco, permitindo o transporte de 840 passageiros por hora, com cápsulas de 28 passageiros, em movimento espaçado de 40 km.
A viagem de 563 km entre as duas cidades, seria feita em apenas 30 minutos e o bilhete custaria 20 dólares por viagem.
Elon Musk produziu um documento de 57 páginas, onde explica em detalhe o conceito open-source, que pode ser descarregado abaixo.
Fontes: SpaceX – Elon Musk
Outros artigos interessantes:
16 Agosto, 2013
Hi
I really like your concept and I wish you all the best if you decide to develop this project.
I would like to point out, however, in your downloadable pdf – “Download Hyperloop Alpha – por Elon Musk”, please check your calculations for the “Hyperloop Passenger Capsule” frontal area. I think the error in your calculation is caused by your conversion from feet to metres in the “maximum height” – 6.11 ft is approximately 1.87m and not 1.1m. I have not checked for any errors because this this was not intention when I read your document… it is just that this one was obvious.
A well written and explanatory document.
Thank you and kind regards,
Kevin
12 Novembro, 2013
[…] O Sistema Maglev de Supercondutividade (SCMaglev) é um comboio de levitação magnética que poderá em breve ligar as cidades de Nova Iorque e Washington numa viagem com duração de apenas 60 minutos. Desenvolvido pela companhia Norte-Americana e Japonesa, Northeast Maglev (TNEM), este sistema de transporte ferroviário de muito alta velocidade é apontado como o mais avançado do mundo e uma alternativa, mais exequível a curto prazo, ao Hyperloop Transit System (HTS) de Elon Musk. […]
21 Janeiro, 2014
Algo surpriendente .
16 Junho, 2015
[…] a promover um concurso público internacional de design de veículos para uso no revolucionário sistema de transporte Hyperloop. A SpaceX Hyperloop Pod Competition está aberta a investigadores, estudantes e empresas privadas […]