Comportamento Estrutural de Ligações Viga-Pilar com Placa de Extremidade de Altura Parcial
As ligações estruturais em aço podem ser classificadas de acordo com sua capacidade de transmitir momento flector com um certo nível de rotação associado. Sendo assim, uma ligação pode apresentar uma gama de comportamentos que varia entre o rígido e o flexível.
As ligações viga-pilar com placa de extremidade de altura parcial são normalmente classificadas como uma ligações flexíveis, sem resistência à flexão, sendo solicitadas somente ao esforço transverso. Na realidade, dependendo da distância entre parafusos, este tipo de ligação pode apresentar uma resistência à flexão não desprezável, a qual pode ser considerada no dimensionamento.
Apresenta-se neste trabalho um estudo paramétrico deste tipo de ligações, efectuado com base num programa especialmente desenvolvido para este efeito, o qual estabelece o seu momento resistente. Propõem-se adicionalmente correcções às componentes fundamentais de forma a lidar correctamente com as especificidades deste tipo de ligações.
Texto baseado no original de Fernando Ramires, Luís Borges, Luciano Lima, Pedro Vellasco, Luís Simões da Silva, Sebastião Andrade, José Guilherme Silva
Outros artigos interessantes: