Construção do gigante Museu 1000 em Miami aproxima-se da conclusão
O gabinete Zaha Hadid documentou os dias finais da construção do belíssimo arranha-céus “Museu 1000” em Miami através de uma filmagem com drone. O gigante de 2018 metros de altura, cujas fundações foram betonadas, em 2015, em apenas 24 horas, deverá ficar concluído antes do final deste ano.
O edifício terá uso quase exclusivamente residencial, com apartamentos de luxo distribuídos por 52 pisos e será um dos mais altos de Miami, localizando-se na icónica Biscayne Boulevard, em pleno centro urbano.
O projeto foi desenvolvido pelo gabinete Zaha Hadid, tendo contado com tanto com a participação da própria arquiteta Zaha Hadid, como de Chris Lepine. Inclui 83 apartamentos dirigidos ao mercado de “ultra-luxo” com preços entre 4 e 50 milhões de dólares.
A estrutura do arranha-céus é caracterizada por um exoesqueleto constituído por um conjunto de elementos metálicos perimetrais, que se estendem a toda a altura do edifício e que permitem aumentar as áreas úteis das unidades residenciais.
De forma a obter um acabamento exterior superficial de elevada qualidade na estrutura de betão armado visível, os engenheiros recorreram a cofragens perdidas fabricadas com betão reforçado com fibra de vidro.
Fonte: EngenhariaCivil.com; 1000 Museum
Outros artigos interessantes: