A Construção Tradicional com Algas na Dinamarca
A utilização de algas no revestimento de habitações faz parte das técnicas construtivas tradicionais em algumas zonas da Dinamarca. Embora há muito em desuso nos modernos bairros urbanos de Copenhaga, esta prática está a ser recuperada, devido às propriedades únicas daquele material de construção, em especial às suas capacidades isolantes.
Na ilha da Hlér, localizada a 19 quilómetros da Península de Jutland, a Realdania Byg, uma organização que se dedica há vários anos à conservação de edifícios históricos, embarcou juntamente com o atelier Vandkunsten num projeto de conservação e promoção da utilização de algas, através da conceção de uma casa que combina a construção tradicional de madeira com o revestimento com algas, não esquecendo as necessidades espaciais e funcionais das habitações modernas.
Para aplicação no telhado e fachada do edifício, as fibras foram aglomeradas em almofadas feitas de redes de malha. Para isolamento das paredes, pavimentos e tetos, as fibras foram confinadas entre elementos construtivos.
As algas marinhas são um material natural não tóxico, com bom comportamento ao fogo, excelentes propriedades térmicas e acústicas e existem em abundância na natureza, pelo que a sua utilização se reveste de um inegável caráter sustentável. Além disso possuem uma elevada durabilidade, superior a 150 anos.
Fonte: Realdania Byg; Vandkunsten
Outros artigos interessantes:
18 Maio, 2015
[…] gabinete dinamarquês Bjarke Ingels Group (BIG) projetou um original espaço desportivo para uma escola secundária nos […]