Construindo um Datacenter com Contentores
O novo datacenter da empresa francesa de alojamento OVH localiza-se em Estrasburgo e é um dos mais inovadores aproveitamentos de contentores de transporte de mercadorias, para construção de instalações de alta-tecnologia. A utilização de contentores na construção apresenta diversas vantagens, sendo as mais importantes a capacidade modular, o preço baixo de construção, o caráter sustentável ao possibilitar o reaproveitamento de contentores em fim de vida e, neste caso específico, a escalabilidade.
A construção com contentores permitiu à OVH obter um datacenter de dimensões bastante reduzidas e com gastos energéticos de refrigeração de servidores bastante reduzidos, devido à atmosfera facilmente controlável que o interior dos contentores oferece. Por outro lado recorreu-se à refrigeração combinada com água e ar condicionado que permitiu uma melhoria significativa da eficiência.
O edifício, denominado Estrasburgo 1 foi construído em tempo recorde, em apenas 6 meses, incluindo todas as infraestruturas informáticas. Foram utilizados 12 contentores marítimos nos quais estão atualmente instalados cerca de 48 mil servidores.
A OVH é a maior empresa de alojamento de servidores do mundo e tem investido, desde há cerca de 3 anos em programas de investigação e desenvolvimento relacionados com a otimização da construção de datacenters.
Fonte: OVH
Outros artigos interessantes:
30 Outubro, 2013
[…] sobre uma barcaça na Baía de São Francisco poderão estar relacionadas com o projeto do primeiro centro de dados flutuante da gigante dos motores de busca, Google. Os trabalhos, rodeados de grande secretismo e […]
4 Março, 2015
[…] cidade de Falun, Suécia, vai nascer o primeiro datacenter do mundo com pegada ecológica negativa. O projeto EcoDataCenter, que resulta de uma parceria da […]