Contribuição do Planeamento Urbano para a Optimização de Recursos Energéticos e Desenvolvimento Sustentável
A integração das considerações energéticas no planeamento urbano ainda não é uma realidade em muitos casos e sem a consideração dessa componente do planeamento, nunca se conseguirá um desenvolvimento urbano sustentável. O planeamento e a gestão urbana devem promover o aumento do emprego, combater a exclusão social e promover a vida cultural, manter as estradas e os cursos de água limpos e reduzir as emissões poluentes, e melhorar a competitividade empresarial maximizando a eficiência dos transportes e de outras infra-estruturas.
Texto baseado no original de Luís Filipe Caeiro Castanheira
Excerto Adaptado
Outros artigos interessantes:
28 Novembro, 2010
[…] This post was mentioned on Twitter by Engenharia on-line, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Contribuição do Planeamento Urbano para a Optimização de Recursos Energéticos e Desenvolvimento Sustentável: A i… http://bit.ly/fLUi8p […]
29 Novembro, 2010
O planejamento energético urbano pode ser o caminho para cidades serem melhor estruturadas urbanisticamente, com qualidade ambiental e melhores níveis de eficiência energética, conforme pude comprovar em minha tese de doutorado.
Nesse trabalho desenvolvi uma metodologia voltada à essa aplicação, que está disponível para apoio ao planejamento energético de áreas urbanas, focada na integração de estratégias em morfologia e mobilidade urbanas, edificações, energia e meio ambiente.
Recomendo a leitura de uma matéria da Agência USP sobre a abordagem e o trabalho, disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=39352
Abraços,
Karin Marins
4 Março, 2011
[…] Planeamento Urbano enquanto ordenamento físico do território é uma actividade imensa e de grande abrangência. A […]
10 Novembro, 2014
Por favor gostaria de saber a localização da foto do artigo acima.