A Cúpula de Gelo de Bolshoi – Sochi 2014
Com uma capacidade de 12 mil espetadores e duas pistas de gelo de última geração, a Cúpula de Gelo de Bolshoi é um dos edifícios chave dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi. Foi projetado pela consultora de engenharia de estruturas russa Inforce Project e pela SIC Mostovik, tendo sido executado entre 2009 e 2013 com um custo de construção superior a 130 milhões de euros.
O design do edifício tem inspiração nos famosos Ovos Fabergé, “preciosos presentes de Páscoa das famílias dos Czares” Alexandre III e Nicolau II, de acordo com os arquitetos da SIC Mostovik.
A cobertura curva da Cúpula de Gelo de Bolshoi é constituída por painéis de alumínio de cor pérola, que acompanham o ambiente circundante e refletem as mudanças na luz do dia.
As fachadas foram dotadas de um sistema de iluminação LED dinâmico, que permite que a cor do edifício seja alterada de acordo com o evento em curso e com as bandeiras dos países em competição.
O complexo tem uma área construída de cerca de 96 mil metros quadrados e altura de 40 metros, com um vão interno máximo de 193 metros.
Fonte: SIC Mostovik; Inforce Project
Outros artigos interessantes:
29 Julho, 2014
[…] finalizada em Sochi, Rússia, a mais longa ponte pedonal suspensa do mundo, com 550 metros de comprimento. Faz parte do […]
2 Junho, 2015
[…] Com uns impressionantes 1.4 milhões de metros quadrados de área interior, o Abraj Kudai vai ser o maior hotel do mundo. A sua construção já arrancou na zona de Manafia, na cidade de Meca, na Arábia Saudita. O complexo hoteleiro será constituído por 12 torres, a maior das quais com 45 pisos e incluirá 10 mil quartos, 70 restaurantes e várias zonas de entretenimento e retalho. A torre central será encimada por uma das maiores cúpulas do mundo. […]