Desempenho de Revestimentos Exteriores de Paredes
Os revestimentos exteriores de paredes têm um papel importante na estanquidade à água da envolvente dos edifícios. As infiltrações de água afectam gravemente a habitabilidade e o conforto dos edifícios, sendo portanto essencial a estanquidade à água dos edifícios e portanto o bom desempenho dos revestimentos de paredes.
As razões económicas não são menos importantes, uma vez que os defeitos de estanquidade das fachadas constituem uma das principais causas de degradação dos edifícios e são, como tal, responsáveis por uma fatia significativa dos gastos com reparações. De facto, as infiltrações de água influenciam fortemente a durabilidade dos edifícios, uma vez que o contacto prolongado com a água e os ciclos humedecimento-secagem são factores de degradação das alvenarias e, frequentemente, também dos materiais estruturais.
Texto baseado no original de Maria do Rosário da Silva Veiga
Outros artigos interessantes:
10 Outubro, 2013
[…] da Universidade Lusófona do Porto (ULP) organiza no dia 19 de Novembro, no Porto, o curso Pedra Natural em Fachadas: Seleção, Aplicação, Patologias e Reabilitação. Esta ação de formação incidirá sobre os […]