Desenvolvimento Urbano Sustentável: Ciclo de Conferências Human Habitat 2011
Realiza-se no dia 16 de Maio, em Lisboa, o Ciclo de Conferências Human Habitat 2011, dedicado ao tema das cidades sustentáveis, às boas práticas no desenvolvimento urbano e ao habitat humano, mais precisamente sobre as cidades, que são os lugares onde habita mais de metade da população do planeta e, consequentemente, onde se geram as maiores pressões e oportunidades económicas, sociais e energético-ambientais.
As visões holísticas dos oradores de reconhecido mérito nacional e internacional motivam a mudança de posicionamento e inspiram-nos a “pensar fora da caixa”, numa altura em que estão a ser postos em causa muitos dos modelos pelos quais nos guiamos no passado. Os preciosos conhecimentos sobre novos modelos de desenvolvimento urbano sustentável que serão partilhados nestas conferências, irão renovar a nossa capacidade para promovermos o desenvolvimento sustentável das cidades em que vivemos.
Cidades robustas, resilientes e sustentáveis continuarão a ser o tema central deste ciclo de Conferências.
Programa
16 de Maio de 2011
17:30 Recepção dos participantes
18:00 Boas vindas e Enquadramento
João Falcato – Oceanário de Lisboa
Livia Tirone – Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
18:15 BERLIM – POLÍTICAS LOCAIS QUE DINAMIZAM A PROSPERIDADE RENOVÁVEL NO CICLO DA ÁGUA (RESILIÊNCIA URBANA)
Brigitte Reichmann
20:15 Debate Moderado
Livia Tirone
Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
21:00 Sessão de Encerramento
João Falcato – Oceanário de Lisboa
Livia Tirone – Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Construção Ecológica e Projectos Piloto à Escala da Cidade – Brigitte Reichmann
Cabe às obras públicas funcionarem como modelo-piloto a nível ecológico, económico e inovativo quando realizam obras.
Durante a programação e realização de obras a executar no Estado Federal de Berlim, há que tomar em consideração as exigências ecológicas vigentes que respeitam a protecção do meio-ambiente e a diminuição de sobrecargas ambientais.
O fim visado é de se programar, executar e pôr a funcionar uma obra desde a sua preparação, realização e organização do modo mais adequado para respeitar o ambiente e os recursos naturais, assegurar a máxima tolerância ambiental e social, bem como de oferecer condições saudáveis duradouras para a sobrevivência e o trabalho.
Alguns dos temas fundamentais, bem como o emprego de novas tecnologias, foram ou estão a ser ensaiados em projectos-piloto ou em investigações singulares.
Têm por objectivo documentarem a experiência e as conclusões extraídas do acompanhamento do projecto através de apoio didáctico e de publicações, para que possam ser aproveitados em projectos ulteriores.
Sobre Brigitte Reichmann
Brigitte Reichmann, de nacionalidade alemã, completou os seus estudos de Engenharia em 1978 na Faculdade de Engenharia e Construção da Universidade de Dresda, iniciando a sua carreira nesse mesmo ano, como Engenheira para a Coordenação no Departamento de Urbanização de Berlim.
Desenvolveu diversos projectos de reabilitação urbanística e em 1990 foi convidada a colaborar na Administração do Magistrado de Berlim para o Desenvolvimento Urbano, Habitação e Tráfego. Em 1992 integrou a equipa técnica da Administração do Senado de Berlim para a Construção e Habitação, tendo ficado responsável pela coordenação, preparação e execução de projectos de e reabilitação da cidade. É orientadora de diversos projectos piloto urbanos ecológicos desenvolvendo os princípios e critérios para a construção ecológica.
Data da Conferência:
16 de Maio 2011 as 18:00 à 21:00
Local da Conferência:
Oceanário de Lisboa
Auditório Mar da Palha
Esplanada D. Carlos I
1990-005 Parque das Nações
Lisboa
Informações:
918 613 023
mail@humanhabitat.pt
www.humanhabitat.pt
Outros artigos interessantes: