Capeamento em pedra
Revestimento em pedra. Painel de recobrimento, geralmente usado em paredes exteriores, que tem como objetivo dar um acabamento que se assemelha a alvenaria de pedra natural.
Revestimento em pedra. Painel de recobrimento, geralmente usado em paredes exteriores, que tem como objetivo dar um acabamento que se assemelha a alvenaria de pedra natural.
Termo usado no Brasil para designar a subida do nível ou nivelamento de um terreno, sem recorrer a material de empréstimo.
Procedimento construtivo que consiste na introdução de deslocamentos verticais ascendentes em vigotas, geralmente a meio vão, através de escoramento, de forma a prevenir a formação de flechas elevadas, com deformação da laje após o término da construção. Valor da translação vertical, de sentido oposto ao da flecha, na secção de meio vão de uma viga.
Dispositivo hidráulico utilizado para a elevação de cargas. Modelo teórico cujo funcionamento se baseia nas Leis de Pascal sobre transmissão de pressões em fluidos, relacionando a pressão hidrostática, o peso específico do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença de alturas das colunas de fluido.
Dispositivo que serve de válvula na rede de distribuição de água, cuja principal função é o combate a incêndios. Fonte hídrica.
Área de uma habitação que, dependendo da sua tipologia, corresponde à superfície delimitada pelo perímetro do extradorso das paredes exteriores ou pela linha média das paredes divisórias.
Termo usado no Brasil para designar o conjunto de elementos compreendidos entre um reservatório e a distribuição, numa rede hidráulica.
Elemento de gesso ao qual foi aplicado um revestimento que dificulta a penetração de humidade. Bloco de gesso saturado com um líquido hidrófugo, que permite repelir a água.
Termo usado no Brasil para designar um dispositivo utilizado para impedir a deformação da armadura superior de uma peça estrutural de betão armado, durante o seu fabrico, por ação de cargas verticais. Elemento para posicionamento e sustentação de varões de aço em lajes de betão armado antes da betonagem.
Órgão hidráulico em forma de escada, utilizado frequentemente em obras rodoviárias na descida de taludes, para dissipação de energia do escoamento.
4,078 termos de Engenharia Civil.