Planta baixa
Ver planta de edificação.
Peça desenhada integrante do projeto de construção de um edifício que compreende a vista superior do plano secante horizontal. A altura considerada do plano é variável de forma a poder ser possível a representação de todos os elementos considerados relevantes.
Resistência de um elemento construtivo à alteração do seu estado de repouso ou de movimento.
Elementos de betão, frequentemente de caráter modular, produzidos fora da sua posição definitiva de utilização.
Construção em betão recorrendo a elementos fabricados fora da sua posição definitiva de utilização. A utilização da pré-fabricação em betão possui vantagens no âmbito da racionalização e produção em massa de estruturas.
Termo usado no Brasil para designar uma estrutura com portões, destinada a permitir a passagem faseada de pessoas ou materiais de um dos lados de uma cerca para o outro. Guarda corpo.
Elemento vedante geralmente utilizado na ligação entre loiças sanitárias e tubagens de águas.
Sistema de elementos inclinados que tem o objetivo de manter fixos os ângulos entre as componentes de uma estrutura.
Par de escoras ou tirantes cruzados, utilizado para estabilizar uma estrutura.
Disposição construtiva utilizada para a estabilização de uma estrutura temporária ou definitiva, de forma a minimizar os efeitos de forças laterais.
Termo utilizado no Brasil para designar os dispositivos que se colocam na zona de ligação entre elementos hidráulicos de forma a evitar fugas de fluidos ou contaminação do escoamento por agentes externos.
Argamassa de cimento branco e granulado de mármore ou granito, usada no revestimento de pavimentos.
Termo de origem britânica utilizado para designar um ducto vertical por onde passam as condutas de águas e os cabos de telecomunicações e iluminação num edifício. Ducto para ventilação.
4,078 termos de Engenharia Civil.