Bota-fora
Termo usado no Brasil para designar, na construção de estradas, o volume de terras não utilizável na terraplenagem.
Termo usado no Brasil para designar, na construção de estradas, o volume de terras não utilizável na terraplenagem.
Termo usado no Brasil para designar um elemento cerâmico utilizado na construção de lajes, para o aligeiramento das mesmas, que se assenta entre vigotas.
Termo usado no Brasil para designar elementos de betão abertos para pavimentação de zonas ajardinadas. Os espaços abertos possibilitam o crescimento de relva.
Fenómeno hidrodinâmico que ocorre quando num líquido em movimento, à temperatura ordinária, a pressão estática em qualquer ponto desce até ao valor da tensão do vapor à mesma temperatura, formando-se cavidades. O liquido vaporiza-se, formando-se uma mistura heterogénea das fases liquida e gasosa. Esta formação de vapor resulta da propriedade da água se poder vaporizar a uma pressão relativamente baixa às temperaturas normais. Além da formação do vapor, o abaixamento da pressão provoca a libertação dos gases dissolvidos na água.
Plataforma de suspensão utilizada para trabalhos de construção e manutenção em fachadas de edifícios.
Substância formada por Sulfoaluminato de Cálcio, resultante da reação do cimento com a água no fabrico do betão.
Tudo aquilo que se situa debaixo de uma construção. Parte inferior de uma estrutura de engenharia civil, que geralmente é invisível e se localiza abaixo da cota do terreno. Conjunto de tubagens, cabos e dispositivos para o transporte de águas, gás, eletricidade e comunicações.
Muro de suporte usado frequentemente em aterros para sustentação ou proteção de taludes.
Peça desenhada integrante de um projeto que permite a identificação em planta da localização de uma edificação, representando os edifícios e vias existentes, entre outros.
Peça desenhada integrante de um projeto que inclui a representação em planta de todos os elementos arquitetónicos, bem como outros elementos existentes no lote a edificar, como muros, vedações, passeios, entre outros.
Conjunto de práticas destinadas à aplicação mais eficiente dos recursos e diminuição dos resíduos de construção resultantes da aplicação de alvenaria, através da formação técnica adequada dos operários de construção civil e da otimização das condições de funcionamento do estaleiro de obra.
4,078 termos de Engenharia Civil.