Cércia
Ver cércea.
Sistemas construtivos que fazem uso de Placas de Gesso Laminado (PGL) e diferentes tipos de acessórios metálicos e produtos poliméricos para orientação, separação e fixação, sendo dirigidos à execução de paredes divisórias e tetos de edifícios, bem como ao seu revestimento e isolamento.
Elementos construtivos planos destinados, em geral, à execução, isolamento e revestimento de paredes interiores e tetos. As Placas de Gesso Laminado (PGL) são fabricadas através do confinamento de gesso entre finas películas de celulose. Permitem a execução rápida e precisa, com um bom acabamento final de superfície.
A palavra “pladur” é utilizada popularmente para designar placas de gesso laminado (PGL). Marca registada do Grupo Uralita respeitante a uma gama específica de soluções e materiais de construção.
Material de construção, frequentemente usado na execução de paredes divisórias interiores e tetos falsos, formado por gesso confinado entre camadas de celulose.
Ação de regularização do reboco. Colocação de elementos de guia para orientação da espessura máxima do reboco a aplicar em paredes e pisos.
Diagrama que ilustra a variação dos valores de momento fletor ao longo de uma estrutura.
Diagrama que ilustra a variação dos valores de esforço axial ao longo de uma estrutura.
O esforço axial é negativo, denominando-se esforço axial de compressão, se tiver um sentido que determine a compressão dos extremos da barra (“empurre” as extremidades).
O esforço axial é positivo, denominando-se esforço axial de tração, se tiver um sentido que determine a tração dos extremos da barra (“puxe” as extremidades).
Esforço axial com sentido que determina a compressão dos extremos de uma barra (“empurra” as extremidades). Esforço axial negativo.
Esforço axial com sentido que determina a tração dos extremos de uma barra (“puxa” as extremidades). Esforço axial positivo.
Resultante das forças que atuam na direção do eixo perpendicular ao plano da secção de uma barra (eixo longitudinal). O esforço axial é positivo, denominando-se esforço axial de tração, se tiver um sentido que determine a tração dos extremos da barra (“puxe” as extremidades). O esforço axial é negativo, denominando-se esforço axial de compressão, se tiver um sentido que determine a compressão dos extremos da barra (“empurre” as extremidades).
Diagrama que ilustra a variação dos valores de esforço transverso ao longo de uma estrutura.
4,078 termos de Engenharia Civil.