EBEs 1.0: Software de análise de estruturas espaciais
O EBEs 1.0 é um potente software gratuito e de código aberto destinado ao cálculo e análise de estruturas espaciais. Foi desenvolvido por Gustavo Zavala e Antonio Nebro, dois investigadores espanhóis da Universidade de Málaga, que desenvolvem a sua atividade académica na área de estruturas.
Este programa de cálculo é dirigido a engenheiros de estruturas e estudantes de Engenharia Civil, servindo de auxiliar de cálculo nas diferentes etapas do projeto de estruturas de engenharia.
O EBEs 1.0 utiliza algoritmos de meta heurística para otimização do processo de dimensionamento, com o objetivo de obter estruturas mais baratas e de elevado desempenho.
Permite a definição detalhada da geometria tridimensional da estrutura a analisar, através da introdução tabelar das coordenadas dos nós e configuração das barras.
Possibilita igualmente a escolha das secções e propriedades físicas de cada um dos elementos estruturais, bem como a introdução de cargas concentradas em nós e barras e distribuídas, com desenvolvimento personalizável.
Com o EBEs 1.0 o projetista poderá definir diferentes hipóteses de combinações de ações, obtendo, para cada uma, os esforços ao longo da estrutura, a deformada e reações de apoio.
O software inclui rotinas avançadas de apresentação de resultados, possibilitando a visualização independente, para cada um dos elementos constituintes, do efeito ao nível de tensões e deformações quando são introduzidas novas solicitações ou efetuadas alterações à geometria e propriedades da estrutura.
As rotinas meta heurísticas de otimização são disponibilizadas num módulo independente, desenvolvido em linguagem Java, que pode ser utilizado após o cálculo inicial da estrutura.
Outros artigos interessantes:
10 Março, 2017
Esse programa é excelente para o desenvolvimento dos projetos de estruturas. No começo é bem complicado, mas nada que a dedicação não resolva.
24 Julho, 2017
Muito bom. Como faço para adiquirir.
5 Janeiro, 2018
bom dia,
Existe um manual porque não o encontrei no site do EBES.