O Edifício Colmeia da Universidade de Tecnologia de Nanyang
Desenvolvido pelo Heathertwick Studio, o novo edifício da Universidade de Tecnologia de Nanyang, Singapura, é formado por estruturas tubulares verticais, assemelhando-se a um conjunto de colmeias. O original edifício faz parte de um projeto de 360 milhões de euros que visa a renovação do campus daquela universidade.
Segundo o projetista, o britânico Thomas Heatherwick, a forma do edifício foi ditada pela sua função, sendo constituído por 55 salas de aula aglomeradas em torno de um espaço de ligação central. O edifício é desprovido de corredores que “promovem a separação e o isolamento” favorecendo, em vez disso, a convivência e sociabilidade entre alunos e professores e encorajando a colaboração académica e pessoal.
A organização interna das salas de aula também foge da disposição tradicional hierarquizada. Os participantes do processo educativo, alunos e professor, trabalham em mesas partilhadas, numa relação de parceria, em vez do fluxo unidirecional mestre-aprendiz.
O novo edifício da Universidade de Tecnologia de Nanyang recebeu este ano o prémio BCA Green Mark Platinum, atribuído pelo Governo de Singapura a projetos de estruturas de elevado caráter sustentável, onde foram utilizadas notoriamente as melhores práticas ambientais.
Fonte: Heathertwick Studio
Outros artigos interessantes:
4 Julho, 2014
[…] organiza, nos dias 13 e 14 de Novembro, em Pinkafeld, Áustria, o congresso internacional de edifícios sustentáveis, e-nova 2014. O evento abordará, entre outros, as medidas necessários ao setor da construção de […]
10 Março, 2015
[…] de mais de dois anos de construção, foi esta semana anunciada a conclusão do novo edifício da Universidade de Tecnologia de Nanyang, projetado pelo britânico Thomas Heatherwick. Com uma área interior de 14 mil metros quadrados a […]