O Edifício que Produz a sua Própria Energia

A sede da Oklahoma Medical Research Foundation, localizada na cidade de Oklahoma, nos EUA ocupa um dos edifícios mais sustentáveis alguma vez construídos. A cobertura está equipada com uma instalação de turbinas eólicas que tornam o edifício virtualmente auto-suficiente em termos energéticos.

A instalação, projetada pelas empresas Venger Wind e SWG Energy, é uma das maiores no mundo e a maior existente nos EUA e é constituída por dezoito turbinas omnidirecionais de eixo vertical, de 4,5 KW, cada. Estas turbinas são capazes de funcionar com velocidades do vento bastantes reduzidas e não necessitam de electricidade da rede para o arranque.

As turbinas são particularmente silenciosas e não constituem um entrave estético para o edifício. Pelo contrário, o edifício foi projetado de raiz para incluir a instalação eólica, o que permite uma total integração estética e funcional.

As fotografias seguintes mostram as diversas fases da construção e instalação.

Fonte: Oklahoma Medical Research Foundation, Venger Wind




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a O Edifício que Produz a sua Própria Energia

  1. Nilma Santos

    Muito interessante e importantíssimo para o meio ambiente!! Cada vez mas me interesso pelo curso de Engenharia Civil. Pretendo terminar minha graduação de Licenciatura Plena em Matemática e fazer Eng. Civil posteriormente!!

  2. Marcio Rodrigo Pedroso

    Gostaria de mais informações …obrigado…

Comentar

* Obrigatório