Edifícios Inteligentes

Edifício inteligente

A designação de Edifícios Inteligentes surgiu em meados dos anos 80, atraindo a atenção ao oferecer um novo conceito para o desenho e construção de edifícios. Esta proposta de Edifícios inteligentes propunha-se integrar todos os aspectos de domótica, comunicação e informática dentro do edifício, tais como telefone e comunicação por computadores, segurança, controlo de todos os subsistemas do edifício (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e todos os vectores energéticos e sua gestão.

No início o adjectivo “inteligente” era simplesmente uma referência ao alto grau de automatização, obtido graças à integração de todos os sistemas de energia, informática e comunicações.
A construção de um edifício inteligente requeria à partida, um conjunto de peritos de diversas áreas tais como informática, telecomunicações, engenharias civil, mecânica, electrotécnica, arquitectura de interiores, ecologia, entre outras.

 

Texto baseado no original de António Manuel Luzano de Quadros Flores




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Edifícios Inteligentes

  1. Tweets that mention Edifícios Inteligentes | EngenhariaCivil.com -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Arq Rony Cleyton, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Edifícios Inteligentes: A designação de Edifícios Inteligentes surgiu em meados dos anos 80, atraindo a atenção … http://bit.ly/hFerOs […]

Comentar

* Obrigatório