IPQ Promove Encontro Técnico Sobre o Controlo de Águas Residuais Urbanas
O Instituto Português da Qualidade (IPQ), a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e a Comissão Setorial para a Água promovem, no dia 9 de Maio em Lisboa, o encontro técnico Controlo de Descargas de Águas Residuais Urbanas nos Meios Hídricos. Este encontro é dirigido a Profissionais de Ambiente e Saúde Pública, Autarcas, Técnicos de Administração Pública Central e Regional, Técnicos de Entidades Municipais, Entidades e Empresas ligadas ao uso da Água, Docentes, Investigadores e Estudantes.
Enquadramento
Em Portugal, muitos sistemas de drenagem são unitários ou funcionam de forma parcialmente separativa, devido a ligações indevidas entre redes pluviais e domésticas e à infiltração de águas do solo nos coletores. Em tempo de chuva, os caudais que excedem a capacidade de tratamento das ETAR ou dos sistemas intercetores a montante são, regra geral, descarregados diretamente para os meios recetores, sem qualquer tratamento. Estas descargas constituem importantes fontes de poluição, não só por conterem águas residuais domésticas e industriais, como também devido ao efeito da lavagem dos pavimentos e dos coletores. Por outro lado, as sobrecargas das ETAR podem levar a acréscimos significativos dos custos de exploração e à redução da eficiência de tratamento.
Para além das descargas em tempo de chuva, o funcionamento deficiente de descarregadores de tempestade, intercetores, estações elevatórias ou outras componentes dos sistemas de drenagem e tratamento podem igualmente provocar descargas acidentais de águas residuais não tratadas.
A tomada de consciência da necessidade de travar a progressiva degradação dos meios recetores tem conduzido ao aumento das exigências regulamentares para a sua proteção, a nível internacional e nacional, incluindo a limitação das descargas de excedentes de sistemas de drenagem. Estes assuntos têm merecido uma atenção crescente, nos últimos anos, em Portugal.
Neste encontro técnico pretende-se discutir o problema e dar uma panorâmica de ações e medidas adotadas para a melhoria do funcionamento dos sistemas em tempo de chuva e mitigação das descargas não tratadas.
Programa
9:30 Receção dos participantes
9:45 Sessão de Abertura
J. Marques dos Santos, Presidente CD IPQ
A. Silva Soares, Presidente da CS/04 Presidente da APRH
10:15 Descargas de águas residuais urbanas nos meios hídricos – problemas, desafios e soluções
José de Saldanha Matos – IST/UTL
10:45 Licenciamento de descargas de águas residuais – legislação, estado atual de aplicação e perspectivas
Anabela Rebelo – ARH do Algarve
11:15 Pausa
11:30 Controlo de descargas de águas residuais no âmbito da regulação da qualidade dos serviços prestados aos utilizadores
Paula Freixial e Maria José Franco – ERSAR
12:00 Monitorização e modelação de descargas num contexto de alterações climáticas – Projeto PREPARED
Rafaela de Saldanha Matos – LNEC
12:30 Debate
13:00 Almoço (incluído na inscrição)
14:30 Despoluição e Reabilitação de Ribeiras e Praias – Estudos de Caso
Joaquim Poças Martins – FEUP
15:00 O caso da frente ribeirinha de Lisboa
António Frazão – Simtejo, SA
15:30 Pausa
15:45 O projeto das Águas Parasitas de Valongo
Nuno Matos Silva – Águas de Valongo, SA
16:15 Tratamento físico-químico avançado de águas pluviais – breve descrição e experiência de exploração do sistema Densadeg
Nuno Aguilar – Degrémont, SA
16:45 Debate
17:15 Encerramento
Contacto
IPQ
Rua António Gião, 2 2829-513 Caparica
eventos@mail.ipq.pt
Tel 212 948 261
Fax 212 948 223
Outros artigos interessantes: