Aproveitando a Energia do Vento sem recurso a Turbinas Eólicas

Está em projeto conceptual, para o Abu Dhabi, a construção de um parque eólico com características radicalmente diferentes dos parques tradicionais de torres eólicas. Em vez de turbinas eólicas, serão utilizadas longas hastes flexíveis de fibra de carbono que baloiçam por ação do vento, permitindo a produção de energia. Este sistema gera menos ruído e permite um menor espaçamento que o tradicional, o que implica uma diminuição da área ocupada e consequentemente uma menor poluição visual.

O aproveitamento de energia eólica é apontado como a alternativa de futuro, juntamente com a energia solar, às energias de base fóssil. O crescimento da construção de grandes complexos de torres com turbinas eólicas tem permitido diminuir a dependência de energias não renováveis. Mas é precisamente a produção e colocação em massa destas turbinas que começa a revelar as suas fragilidades e inconvenientes.
As torres eólicas estão a poluir visualmente o meio ambiente e, uma vez que são construídas cada vez mais próximas das povoações, a interferir no bem estar dos cidadãos, ao produzirem elevados níveis de ruído, resultante da rotação das turbinas.

As hastes em fibra de carbono, altamente resistente, possuem 55 metros de altura e 5 a 30 cm de diâmetro e estão ancoradas em bases de betão armado. Ao longo das hastes estão empilhados cilindros cerâmicos piezoelétricos que funcionam como elétrodos e que são comprimidos quando aquelas balançam ao vento, gerando eletricidade.

Para maximizar a sua eficiência e permitir a constância de geração de energia, quando o vento é de grande intensidade, parte da energia gerada é utilizada diretamente para bombear água de um reservatório existente no subsolo para um reservatório mais à superfície. Quando o vento é de baixa intensidade, a água é libertada para o reservatório inferior, gerando energia ao atravessar turbinas hidráulicas.

Apesar da quantidade de energia gerada ser comparável à das turbinas tradicionais, o Atelier DNA, criador do conceito, defende que as hastes podem ser colocadas a uma exígua distância umas das outras, permitindo numa área reduzida, gerar grandes quantidades de energia limpa.

Fonte: Atelier DNA




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Aproveitando a Energia do Vento sem recurso a Turbinas Eólicas

  1. oises da Silveira

    Sou engenheiro eletricista e fiquei especialmente interessado em receber mais material relativo a possibilidade economica de geracao de ENERGIA EOLICA atraves do uso de Bastoes e eletrodos piozeletricos…

Comentar

* Obrigatório