Estádios do Mundial: Construção da Arena Al Rayyan
Em mais um filme divulgado pelo Comité Supremo para Entrega & Legado do Catar é mostrado o progresso da construção do novo Estádio Al Rayyan. A execução da infraestrutura desportiva para o Mundial de Futebol FIFA 2022 está a cargo das construtoras AECOM e Ramboll.
A Arena Al Rayyan está a ser construída sobre o antigo Estádio Ahmed Bin Ali, demolido em 2014, antiga sede do clube de futebol Al Rayyan, aumentando consideravelmente a capacidade deste último, para cerca de 40 mil lugares sentados.
O design do Estádio foi anunciado em abril de 2015, sendo caracterizado por uma pele exterior reticulada de fachada que incorpora vários símbolos da cultura do Catar e que teve inspiração nas dunas de areia dos desertos da região.
Esta infraestrutura desportiva distingue-se também pela sua planta aproximadamente retangular, contrastando com s a forma oval da grande maioria dos estádios do Mundial do Catar 2022.
A execução da estrutura recorrerá à reutilização massiva de resíduos de construção e demolição (RCD), estimando-se que 90% dos materiais de construção utilizados tenham essa proveniência.
De acordo com Comité Supremo para Entrega & Legado do Catar, cerca de um terço da estrutura do estádio já se encontra construída, estando a ser atualmente executados os pilares periféricos principais. Por outro lado, a estrutura de suporte das bancadas está já praticamente concluída e a assemblagem dos componentes estruturais em betão pré-fabricado encontra-se 80% completa.
Fonte: EngenhariaCivil.com; Comité Supremo para Entrega & Legado do Catar
Outros artigos interessantes: