Avaliação de estruturas de betão danificadas pelo fogo através de varrimento laser
Uma equipa de investigadores da Universidade de Nottingham está a estudar a viabilidade do uso de técnicas de varrimento laser para a deteção de zonas danificadas no seio de estruturas de betão armado que estiveram sujeitas à ação destruidora de incêndios.
Apesar do betão ser um material de construção naturalmente resistente à ação do fogo, sendo capaz de reter grande parte da sua capacidade portante depois de um incêndio, as elevadas temperaturas têm um efeito nefasto nas suas propriedades físicas, químicas e mecânicas. Além disso, partir dos 300ºC, os elementos de betão sofrem uma perda significativa de resistência.
A garantia da integridade de estruturas de betão armado, como pontes ou edifícios, danificadas pelo fogo, passa pela utilização de técnicas de avaliação da segurança estrutural que permitam a determinação da capacidade residual de suporte e durabilidade. Com estes dados é então possível prever métodos apropriados de reabilitação ou, em última análise, demolir a estrutura.
As técnicas de avaliação in-situ tradicionais recorrem a inspeção visual dos elementos de betão danificados, em busca de variações de tonalidade, descoloração e outros sinais de patologia. Em paralelo podem ser realizados ensaios destrutivos com provetes de betão.
O estudo conduzido pelos engenheiros britânicos centrou-se na avaliação do uso de tecnologias de varrimento laser terrestre como método alternativo não destrutivo de avaliação da integridade de estruturas de betão e circunscrição de zonas danificadas por elevadas temperaturas.
Os investigadores centraram-se na influência da variação do ângulo de incidência e distância do varrimento, na intensidade do laser, bem como na variação de cor da superfície dos elementos de betão.
Os ensaios foram realizados com provetes de betão à temperatura ambiente e provetes aquecidos a temperaturas de até 1000ºC. Isto permitiu perceber de que forma a intensidade do laser e as tonalidades superficiais (capturadas com recurso a câmaras de elevada definição) eram afetadas, tendo sido estabelecidas correlações importantes que permitem a avaliação da condição e extensão dos danos em estruturas de betão.
Outros artigos interessantes:
26 Dezembro, 2016
… Aqui fica mais Informação Adicional para quem trabalha na Área e principalmente os descrentes neste tipo de informação,,, sempre actual para evolução de o próprio profissional que não trabalha na mesma forma que quando abraçou o mercado de Trabalho…???
6 Março, 2018
[…] – APSEI promove, no próximo dia 7 de março, na Sede da APSEI, em Sacavém, o Open Day APSEI Proteção Contra Incêndio, que será dedicado às obrigatoriedades de segurança contra incêndio em […]