A Fortaleza de Aço de Kaohsiung

O recém-concluído edifício sede da China Steel Corporation, uma das maiores fabricantes de aço para construção do mundo, localiza-se no município de Kaohsiung, no Sul de Taiwan. É constituído por uma estrutura de fachada de contornos dinâmicos e formado por quatro massas paralelepipédicas semi-destacadas de um núcleo central, que se desenvolvem em toda a altura da construção.

O edifício de escritórios, que tem 29 pisos acima do nível do solo, 4 pisos subterrâneos e uma área interior de 81 mil metros quadrados, possui uma fachada facetada, constituída por superfícies com mudanças bruscas de inclinação a cada oito andares, que pretende traduzir a perfeição e frieza do processo de fabrico do aço.

O exterior do edifício é formado por uma dupla camada de proteção que permite a otimização da ventilação, reduzindo os gastos energéticos e servido de isolamento sonoro, característica especialmente importante numa das zonas mais trafegadas de Taiwan. A camada exterior é composta por uma malha losangular de elementos de aço, revestida com painéis envidraçados, enquanto a camada interior é constituída por elementos de vidro de grande amplitude que facilitam a entrada de luz natural.

O projeto estrutural foi desenvolvido pela consultora norte-americana Evergreen Engineering e pela britânica Arup e a construção efetuada pela United Steel Engineering & Construction Corp.
O projeto de arquitetura e de paisagismo estiveram a cargo, respetivamente, do gabinete Artech Architects e dos arquitetos paisagistas da Carol R Johnson Associates e Kaichuan Planning Design.

Fonte: Evergreen Engineering; Arup; Artech Architects




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a A Fortaleza de Aço de Kaohsiung

  1. Imagem do Dia: Construção da Estrutura da Ponte do Rio Shenandoah | EngenhariaCivil.com

    […] de Transportes da West Virginia (WVDOT) e envolveu a utilização de cerca de 6 mil toneladas de aço estrutural na construção da superestrutura. O tabuleiro tem um comprimento de 500 metros e eleva-se 60 […]

Comentar

* Obrigatório