Ikea Vai Construir Abrigos Por Menos de 800 Euros
O gigante mundial do mobiliário, Ikea, uniu-se ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e à ONG Peacebuilding Solutions para criar um abrigo de refugiados, de elevada qualidade e baixo custo. Fazendo uso do seu profundo know-how na criação de produtos facilmente transportáveis e no fabrico em massa, a equipa de Engenheiros do Ikea pensa poder construir o alojamento por um valor inferior a 1000 dólares (sensivelmente 770 euros).
Contam-se aos milhões, a nível mundial, os seres humanos que vivem como refugiados num país estrangeiro ou dentro do seu próprio país, sendo que uma larga percentagem se encontra atualmente em zonas subdesenvolvidas. É comum manterem-se no mesmo local, vivendo em tendas de fraca qualidade, expostos a elevadas temperaturas, por vezes durante dezenas de anos.
Estes abrigos temporários, que se tornam eventualmente semi-definitivos oferecem pouco conforto, segurança ou dignidade, sem eletricidade ou iluminação, negando às famílias uma vida normal.
Os novos abrigos do Ikea têm 17,5 metros quadrados de área e demoram cerca de quatro horas a montar. A operação de montagem não necessita de mão-de-obra especializada requerendo apenas algumas ferramentas de uso comum, incluídas no kit de montagem e um folheto de instruções muito similar ao que o Ikea utiliza para os móveis.
A estrutura dos alojamentos do Ikea é em aço leve e as paredes são construídas em plástico, permitindo que os abrigos tenham baixo peso e possam ser facilmente transportados. Por outro lado, enquanto o tempo médio de vida de uma tenda tradicionalmente usada em campos de refugiados é de 6 meses, os novos abrigos têm uma durabilidade superior a 5 anos, mantendo a sua resistência estrutural e capacidade isolante durante esse tempo.
A cobertura do abrigo é dotada de uma tela refletora que permite manter o interior fresco durante o dia e impedir a saída de calor durante a noite.
Uma das características mais interessantes é a inclusão no kit de montagem de um painel solar que possibilita a iluminação do abrigo. Está no entanto prevista a integração futura das células fotovoltaicas diretamente na cobertura, o que permitiria reduzir ainda mais o tempo de montagem e o volume a transportar, bem como aumentar a energia produzida, permitindo a alimentação de dispositivos de purificação de água e de cozinha.
Fonte: Ikea Foundation; The UN Refugee Agency (UNHCR)
Outros artigos interessantes:
17 Dezembro, 2017
Para quando a comercialização?
23 Janeiro, 2020
Vendem este artigo em Portugal?
Cordialmente
Manuel Reis
16 Abril, 2020
Para quando a comercialização em Portugal?