Novas imagens da gigantesca impressora 3D de betão da Universidade de Eindhoven
A Universidade de Tecnologia de Eindhoven (TU/e) revelou novas imagens do seu impressionante equipamento de impressão tridimensional de estruturas de betão. Devido às suas dimensões, a impressora permite a impressão, de uma só vez, de elementos estruturais de grande tamanho ou até de pequenos edifícios.
Apesar da emergente família de tecnologias de impressão 3D com betão ainda se encontrar a dar os primeiros passos e de, por consequência, a sua aplicação enfrentar desafios significativos, é inegável a sua contribuição, a médio prazo para a construção civil, e o potencial de transformar radicalmente as dinâmicas internas do setor.
O objetivo principal da TU/e, no desenvolvimento da sua gigantesca impressora 3D de betão, assemblada inteiramente no Departamento de Ambiente Construído no âmbito das cadeiras de Estruturas de Betão, Dimensionamento Estrutural Inovador e Design Arquitetónico e Engenharia, é a investigação de novos processos de impressão tridimensional que permitam afirmar este novo método de fabrico de elementos estruturais.
O equipamento permite a impressão de objetos com onze metros de comprimento, cinco metros de largura e quatro metros de altura, dimensões suficientes para a construção dos elementos individuais da grande maioria das estruturas de engenharia civil.
Uma das apostas da universidade holandesa é a utilização de betão reforçado com fibras, que associado à fabricação aditiva possibilita a construção de elementos de elevada resistência.
A impressão 3D de betão tem vantagens no que diz respeito à rapidez e, futuramente, à precisão com que os elementos podem ser construídos. Facilita igualmente a alternância entre tipos de betão, possibilitando a utilização de argamassas de constituição e cor distinta no mesmo elemento estrutural.
Fonte: TU/e
Outros artigos interessantes: