Inspeção de barragens com drones
A empresa tecnológica suíça senseFly divulgou um filme que acompanha o processo de inspeção da face de jusante da Barragem de Tseuzier, no Cantão de Valais, Suíça, realizada com o auxílio de um drone de última geração equipado com equipamento fotográfico de alta definição.
Gerido pela Electricité de la Lienne, a Barragem de Tseuzier é a sexta maior do país, com 156 metros de altura. Fica localizada numa zona montanhosa dos Alpes Suíços, a uma altitude de 1800 metros.
Em vez do uso das tradicionais plataformas suspensas, utilizadas nos processos de inspeção tradicionais, o operador optou por apostar na inspeção através de drones, mais rápida e precisa e que permite uma documentação integral do estado de conservação da barragem.
As premissas dos trabalhos de inspeção implicavam que fosse efetuado o levantamento fotográfico integral da superfície da face de jusante, em alta definição, com todas as características necessárias para a geração de ortomosaicos prontos a serem integrados em software de mapeamento tridimensional.
A matriz fotográfica permitiu a inspeção virtual detalhada, em gabinete, de toda a superfície da barragem, possibilitando a geração de mapas de degradações.
No total o drone fez o levantamento de cerca de 19 mil metros quadrados de superfície, através de 7 mil fotogramas que cobriram 4,6 m x 3,5 m cada um, com sobreposição lateral de 60%.
Para a conclusão do trabalho foram necessárias 50 passagens verticais do drone, sendo capturada uma imagem a cada 5 segundos.
Fonte: senseFly
Outros artigos interessantes: