Isolamento Térmico de Edifícios com Algas Marinhas
As algas marinhas são utilizadas, desde sempre, como isolamento térmico, na construção tradicional de habitações em várias partes do mundo. No entanto, este material nunca antes tinha sido utilizado, de forma eficiente, em construções modernas, sobretudo devido à dificuldade de processamento e obtenção inalterada das suas fibras.
Geralmente conduzidas a aterro sem qualquer aproveitamento, as algas marinhas do tipo Posidonia Oceanica são encaradas como resíduos e como uma infestação em alguns meses do ano.
O Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química em colaboração com a NeptuTherm e.K., X-Floc Dämmtechnik-Maschinen GmbH, Fiber Engineering GmbH e RMC GmbH, criou uma forma eficiente de retirar as impurezas, nomeadamente a areia da praia, através de um mecanismo vibratório e separar as fibras das algas de forma a que não ocorra fragmentação, obtendo-se um material estável de fácil manuseamento, com excelentes propriedades isolantes e 100% orgânico.
O material assim obtido tem grande resistência ao fogo e aos bolores, não se degradando na presença de humidade e pode portanto ser utilizado diretamente como isolamento térmico de edifícios, sem necessidade de tratamento com substâncias químicas agressivas.
As fibras da Posidonia Oceanica são capazes de uma inércia térmica considerável armazenando 2.502 joules por quilograma-kelvin (J/kgK), um valor significativamente superior ao da madeira e respetivos derivados.
Fontes: Fraunhofer Institute for Building Physics
Outros artigos interessantes:
12 Julho, 2013
[…] utilização de algas no revestimento de habitações faz parte das técnicas construtivas tradicionais em algumas zonas da Dinamarca. Embora há muito […]