Japoneses reparam via colapsada de Fukuoka em apenas 48 horas
A operação de reparação do gigantesco sumidouro que surgiu recentemente na cidade de Fukuoka teve contornos tão ou mais impressionantes que as dimensões e características deste último. Foi efetuada num tempo recorde de apenas 48 horas tendo a reabertura ao tráfego sido efetuada depois de um conjunto obrigatório de verificações de segurança e salubridade.
Esta é apenas mais uma demonstração da capacidade da Engenharia Civil japonesa e da disponibilidade operativa dos serviços de obras municipais da maioria das metrópoles do Japão.
Além do enchimento e reconsolidação dos solos, a operação de reparação incluiu tarefas de elevada complexidade relacionadas com o restabelecimento dos serviços de águas, esgotos, gás e comunicações, bem como a pavimentação, pintura e instalação da sinalização vertical, incluindo a recolocação do sistema de semaforização na interseção rodoviária afetada.
Além do encerramento de uma vasta área do centro da cidade de Fukuoka, por receio do aparecimento de novos sumidouros, o colapso originou a interrupção de diversos serviços.
No total foram usados 6200 metros cúbicos de solo e betão no enchimento da cavidade de 30 metros de comprimento, 27 metros de largura e 15 metros de profundidade
Fonte: The Guardian; EngenhariaCivil.com
Outros artigos interessantes: