Companhia chilena desenvolve material de isolamento biodegradável fabricado com raízes de plantas
Chama-se Thermoroot e é um material de construção inovador, biodegradável e de elevado desempenho, destinado ao isolamento de edifícios, que foi criado por uma equipa de engenheiros da empresa chilena Rootman.
O Thermoroot foi desenvolvido com base no produto em torno do qual a companhia foi criada, designado Colchão Radicular, um aglomerado fabricado à base de raízes de plantas sem alterações genéticas, dirigido ao mercado da construção sustentável.
O material acumula propriedades de isolamento térmico, absorção sonora e resistência ao fogo, podendo ser integrado em painéis estruturais isolantes (SIP) e servir de alternativa aos materiais tradicionais de isolamento, tais como lã mineral, poliestireno expandido ou poliuretano.
O Colchão Radicular é produzido sem quaisquer aditivos químicos, podendo ser fabricado e utilizado em localizações geográficas com qualquer tipo de clima. É também 100% biodegradável, possuindo uma baixíssima pegada ecológica, com necessidades mínimas de energia e água ao logo de toda a sua vida útil.
Os Colchões são obtidos através de agricultura hidropónica, utilizando sementes de aveia e cevada distribuídas uniformemente em tabuleiros estanques com dimensões correspondentes à espessura pretendida. O processo desde a plantação das sementes até à obtenção da configuração final dos Colchões Radiculares demora entre 10 e 15 dias.
Fonte: EngenhariaCivil.com; Rootman
Outros artigos interessantes: